Motoristas que estão tirando ou renovando a carteira de habilitação poderão fazer a prova teórica diretamente na autoescola. A mudança no processo foi autorizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), que liberou 250 unidades para a realização dos testes.
Com isso, o candidato não precisa mais se deslocar até a sede do Detran na Iputinga, Zona Oeste do Recife, ou até uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
De acordo com o Detran, cada autoescola terá autonomia para decidir se cobra ou não por esse serviço e qual o valor exigido, já que a aplicação da prova gera um custo adicional para a empresa.
A prova será feita remotamente, por meio de um computador que será monitorado pelo órgão de trânsito.
Celulares, bolsas e outros pertences serão deixados do lado de fora da sala. O teste é individual, com cada candidato entrando de uma vez.
“A prova é em um ambiente controlado, com mesa e computador nas posições certas. São três câmeras, duas delas do Detran, que pode fiscalizar remotamente. Uma delas pega o ângulo da porta, outra filma a lateral e a câmera do notebook registra todo o aluno”, explicou o presidente do Sindicato de Autoescolas de Pernambuco, Ygor Valença
De acordo com Valença, a prova será liberada por meio de reconhecimento facial, garantindo que só o aluno possa acessar seu teste.
Ele afirma, ainda, que sensores vão monitorar barulhos e movimentos. Caso o aluno vire o rosto ou fique de pé, eles vão emitir alertas para o Detran, que poderá analisar as filmagens da sala.
“Se o candidato baixar a cabeça, por exemplo, isso vi gerar um alerta, que vai ser analisado por nós”, afirma Jason Lasalvia, chefe da unidade de supervisão de autoescolas do Detran-PE.
De acordo com Lasalvia, além de mais opções de local, outra facilidade é que os candidatos não precisarão ficar restritos aos horários de provas oferecidos pelo Detran.
Ele lembra, porém, que a decisão por fazer a prova nas autoescolas é opcional. Se o aluno quiser, pode decidir realizar a prova teórica em uma das unidades do Detran, sem pagar nenhum custo adicional.
O g1 tenta contato com a assessoria de comunicação do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Pernambuco (Sindcfc-PE) para conseguir a lista de unidades autorizadas a fazer os testes, mas não conseguiu retorno até a última atualização desta reportagem
Fonte: g1 Petrolina