BAHIA SAÚDE

Sesab: Roberta Santana vai a Brasília em busca de recursos para fortalecer a vacinação na Bahia

Em agenda na capital federal, a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, deverá se reunir nesta sexta-feira (27) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. O encontro, afirmou o órgão baiano, tem o objetivo de discutir a aplicação de recursos federais no estado, além de fortalecer a estratégia de vacinação, sobretudo com o envio de novas doses de imunizantes contra a Covid-19.

“A ministra tem ressaltado o comprometimento com a regularização do envio dos imunizantes contra a Covid-19 para todas as faixas etárias. É extremamente positivo voltar a ter esse diálogo com o Ministério da Saúde, expondo as necessidades da Bahia e reforçando o compromisso do governador Jerônimo com a vacinação e a saúde de baianas e baianos”, disse a secretária.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), é aguardada a chega de lotes da vacina Pfizer destinada ao público de seis meses a um ano, que deve ser feito pelo Ministério da Saúde (MS) nos próximos dias.

Dados da secretaria mostram que, em dois anos, mais de 35 milhões de doses de imunibiológicos contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o estado mas, apesar dos exemplos claros da eficácia da imunização, mais de seis milhões de baianos seguem com o esquema vacinal incompleto.

O encontro entre as chefes das autoridades em saúde federal e estadual também deve discutir as estratégias e critérios de aplicação da versão bivalente da vacina da Pfizer contra a Covid-19, prevista para ser usada em grupos prioritários.

O MS possui estoque do imunizante, e deve publicar, em breve, orientações sobre uso das vacinas bivalentes.

Fonte: RedeGN