Com oferta de serviços gratuitos, dedicados a valorização do bem-estar do público feminino, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), por meio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), realizou uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na tarde desta quarta-feira (8), nas instalações da Seduc, reunindo servidoras da Educação, e demais mulheres que somam junto a gestão Suzana Ramos e toda Juazeiro.
A iniciativa contou com serviços de massagens relaxantes, ventosa terapia, sorteio de kit de beleza, e aferição de pressão, realizada por uma equipe profissional composta por duas fisioterapeutas, Camila Leite e Petrucyanne Canuto, e uma terapeuta integrativa, Raquel Alves; além de incluir uma recepção atrativa e acolhedora, com distribuição de doces e chocolates, lembrancinhas, e ambiente totalmente ornamentado em homenagem ao público feminino.
Na ocasião, o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, celebrou a data comemorativa. “Que seja um dia de celebrações pelas conquistas já alcançadas, de renovação de propósitos, e de reafirmação da luta feminina por espaços e relações de equidade. Que a primeira prefeita mulher do município de Juazeiro, Suzana Ramos, permaneça sendo uma referência de inspiração, força, e de representação honrosa de todas as mulheres juazeirenses”, destacou.
A superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo, falou sobre a iniciativa. “Esse momento é uma oportunidade para parabenizarmos e reconhecermos todos os esforços realizados por mulheres que promovem mudanças de ordem legislativa, social, cultural, e em todos os espaços. Parabéns especial a nossa prefeita, Suzana Ramos, primeira mulher eleita do município, nordestina, um exemplo e testemunho de superação, que nos mostra diariamente, que lugar de mulher é onde ela quiser. Isso se estende a todas as educadoras, técnicas, servidoras, que se dividem em jornada de trabalho, serviço doméstico e demais atribuições diárias. Por todas nós, e por tudo que realizamos, que venham novas e maiores conquistas”, finalizou Alexandrina.
“Nós pensamos em proporcionar as mulheres da Seduc e da população em geral, um momento relaxante, de valorização do autocuidado, entendendo o Dia Internacional da Mulher como um dia de conscientização em relação a luta feminina, mas sem deixar de considerar a jornada exaustiva atribuída a esse público, resolvemos oferecer um momento de demonstração de gratidão e reconhecimento pelos esforços diários, ofertando serviços de relaxamento e descontração”, comentou Greice Kelly Fonseca Alves, mobilizadora do NUCA.
Participante da ação, e mulher trans, Lu Dávila, avaliou o momento comemorativo. “O dia 8 de março é uma data que relembra nossas ancestrais, mulheres que deram suas vidas para que o movimento e o momento de hoje, realizado aqui na Seduc, pudesse contemplar todas as mulheres de forma livre, recordando nossas conquistas e a necessidade de cuidarmos de nossa saúde e bem-estar, para darmos continuidade a nossa trajetória de lutas, êxitos e sucesso”, concluiu Lu.
Fonte: Ascom/Seduc/PMJ