EDUCAÇÃO

Educação municipal de Juazeiro reúne equipe intersetorial para debater medidas de segurança nas escolas

O setor de políticas públicas, e as superintendências de Gestão, Programas e Projetos, Ensino, e Administrativo Financeiro da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), se reuniram na tarde desta sexta-feira (14), para debater medidas de segurança nas escolas municipais de Juazeiro, visto os recentes ataques em outros estados da federação e supostas ameaças que colocaram a rotina de pais, alunos e profissionais da educação em alerta.

Com apoio da Prefeitura de Juazeiro, a ocasião reuniu representantes do Núcleo de Segurança Escolar, e da Guarda Civil Municipal (GCM), e o gestor de políticas públicas da Seduc, José Carlos Chastinet Júnior para discutir de forma intersetorial, uma série de ações emergenciais para novas medidas de proteção escolar, incluindo a adesão do município ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas, que será feita a partir de uma chamada pública, cujo edital foi disponibilizado nesta quarta-feira (12), pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O programa tem um orçamento inicial de R$ 150 milhões e todos os mais de cinco mil municípios brasileiros estão aptos a pleitear parte deste recurso. Juazeiro pretende expandir e equipar novas patrulhas escolares, além de já desenvolver medidas preventivas que estão sendo adotadas com recursos próprios da gestão municipal.

“Diante das diversas ocorrências de episódios de violência no contexto do ensino nacional, nós entendemos ser imprescindível reunir as mais diversas instâncias de segurança para discutirmos quais políticas públicas estaremos adotando para a preservação da integridade física, e emocional de todos que integram as unidades escolares. Várias frentes de ação em relação à segurança já vêm sendo desenvolvidas de forma emergencial e preventiva, em conjunto com as forças de segurança, tranquilizando a população sobre as possíveis situações de violência”, comentou Maria Alexandrina Araújo, superintendente de Gestão, Programas e Projetos da Seduc.

Durante suas considerações, o inspetor-chefe da Guarda Municipal, Gilson Santos, reforçou o compromisso do setor com o cenário de reforço da segurança pública. “O patrulhamento e as rondas escolares foram intensificadas, com pontos estratégicos de monitoramento, no intuito de inibir qualquer ato mal intencionado ou atitude suspeita nas imediações das escolas. Nós temos orientado que a população permaneça atenta às fake news e denuncie qualquer ato suspeito para que possa ser investigado”, pontua o inspetor-chefe.