Com o sorriso estampado no rosto, mulheres que aguardavam a realização da laqueadura não escondiam a felicidade em estar passando pelo procedimento. Nesta quarta-feira (19), 10 mulheres passaram pela cirurgia realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau). Cada uma com sua particularidade, mas algo em comum as unia: estavam realizando um sonho.
Jéssica Batista, de 32 anos, tem um filho com 12 anos. Ela conta que a decisão de fazer a laqueadura existe desde que o seu filho tinha um ano de idade. Desde então, a mulher amadureceu a ideia e com as complicações que teve devido ao uso de anticoncepcional a recomendação de todos os médicos foi a realização da cirurgia de laqueadura. “Fiquei com medo de ter trombose. A laqueadura é a realização de um sonho. Aguardava há anos. Quero agradecer a Prefeitura de Juazeiro, que está realizando o meu sonho e de muitas mulheres. Estou ansiosa, mas feliz. Obrigada a toda a equipe de Suzana”, declarou a paciente.
No mesmo quarto, outra Jéssica também aguardava para fazer o procedimento, era Jéssica dos Santos Barbosa. Ela já tem três filhas, de 15 anos, 12 anos e 3 anos, e descobriu após a última gestação e dois abortos que possui uma complicação para gestar. “Tenho um problema para segurar gestação, é uma complicação. Já sofri dois abortos por causa disso. Engravidar novamente seria colocar minha vida em risco. Já tem anos que estava em busca da cirurgia e agora estou realizando meu sonho. As pessoas, muitas vezes, não entendem por que estamos tão felizes. Essa laqueadura é um sonho realizado”, destacou Jéssica dos Santos Barbosa.
A Prefeitura de Juazeiro realizou um contrato com o Hospital São Lucas para a realização deste tipo da cirurgia eletiva. “Temos uma fila de mulheres que buscam pela laqueadura no nosso município. A nossa proposta é reduzir esta fila de espera. Então este contrato, contemplando este tipo de cirurgia, faz parte do cuidado com a saúde feminina, que priorizamos na nossa gestão”, destacou a prefeita Suzana Ramos.
Atualmente cerca de 70 mulheres estão com documentação completa na Sesau aguardando pelo procedimento. “É preciso fazer o planejamento familiar pela Unidade Básica de Saúde (UBS). Na UBS, o médico vai avaliar, encaminhar para o ginecologista que vai analisar o caso e quais métodos contraceptivos ou se a laqueadura é mais indicado, já que é um procedimento definitivo. É preciso que essa mulher tenha acompanhamento psicológico, por isso é fundamental o planejamento familiar”, destacou o superintendente de Atenção Especializada da Sesau, Eduardo Rafael de Sousa Neto.
A cirurgia eletiva de laqueadura é um procedimento rápido que dura em torno de 30 a 40 minutos. “É um procedimento cirúrgico rápido, de baixo risco, mas que requer internamento, exames pré-operatórios, anestesia, uma preparação para a cirurgia e dá tudo certo”, explicou o Médico cirurgião geral, Fábio Freire.
“A saúde da mulher é sempre o foco, a população feminina é muito grande em Juazeiro. Para nós, é uma alegria e um prazer diferente na profissão médica poder participar da realização dos sonhos dessas mulheres”, disse a médica ginecologista obstetra, Eugênia Araújo.
Fonte: Ascom/Sesau/PMJ