EDUCAÇÃO JUAZEIRO

Prefeitura de Juazeiro apresenta material didático implementado pela rede na Educação de Jovens e Adultos – EJA

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), segue com a programação das Formações Continuadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta terça-feira (18), a formação trouxe como proposição a apresentação do material didático implementado pela rede, cujo tema foi: “O Sistema de Ensino Veloz como Recurso Didático de Apoio à Docência e à Melhoria da Qualidade do Processo de Ensino e de Aprendizagem”, ministrada pela consultora da editora do material, Daiana Salvador, com a participação dos formadores da Secretaria de Educação e Juventude do município.

De acordo com a diretora de formação da Seduc, Ana Paula Granja e o coordenador da EJA, Antônio Carlos, esta formação sintetiza como as características curriculares locais estão relacionadas com os princípios e diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo consolidados em um documento para pesquisa, estudo e organização pedagógica na escola, a fim de potencializar o Documento Curricular Referencial de Juazeiro (DCRJ).

“A Formação de hoje está voltada para os professores e coordenadores que acompanham as turmas de EJA das etapas IV e V. Esse momento formativo é para apresentação do material que a rede fez aquisição, voltado exclusivamente para a educação deste público. A própria editora foi quem conduziu todos esses momentos de formação”, frisou Ana Paula.

Daiana Salvador, ministrante da formação, explicou como funciona o trabalho de consultoria nas formações continuadas e como o material pode ajudar na transformação da educação. “Nós temos algumas coleções para o ensino fundamental, educação infantil, anos iniciais e anos finais e nós temos coleção específica para os alunos da EJA. Com essa coleção a gente busca transformar a educação de jovens e adultos dos municípios, numa proposta de valorizar a atuação do professor em sala de aula, dar suporte para ele por meio de material didático e também das propostas de formação continuada. Então, a nossa intenção é contribuir realmente com a qualidade de ensino, pensando nos indicadores educacionais e na formação do professor. A gente busca essa atualização com a BNCC, mas com o olhar para educação de jovens e adultos, uma proposta que atenda a necessidade daquela pessoa que não teve a oportunidade de concluir o ensino fundamental no tempo regular. Para os professores a gente trabalha com muita parte prática, muita metodologia ativa, para que ele possa ampliar sua prática de ensino na sala de aula”, pontuou.

Segundo Daiana, as formações têm previsão para acontecer todo o ano letivo, e a editora, juntamente à Seduc, já organizou um cronograma que atende às necessidades da rede de ensino. A partir do calendário das formações da Secretaria de Educação, outras formações irão acontecer periodicamente, bem como por áreas de conhecimento. “A gente tem formações específicas para as áreas de linguagem, matemática, ciências humanas e ciências da natureza”, concluiu.

“Nosso encontro de hoje foi um momento ímpar, não só por ser uma formação, mas porque a gente conseguiu vislumbrar ações que a gente cobrou desde 2021, e a gente percebeu que muito do que a gente cobrou lá atrás, está sendo posto em prática. Os livros que nós recebemos agora, são livros muito bons, tem uma equipe que está dando todo suporte. Foi um encontro extremamente relevante, dinâmico, sucinto, mas ao mesmo tempo caloroso, e a nossa rede necessita muito de outros encontros desses. A EJA é um grupo que ficou durante muito tempo esquecido e nos últimos anos ela tem sido revigorada, tem sido vista. A gente espera que outros momentos como esse venham a acontecer, para que a gente possa alavancar ainda mais essa modalidade de ensino que os nossos adultos e jovens tanto precisam e que pode  contribuir muito para a formação cidadã e profissional deles”, afirmou Mirela Dias da Cruz, coordenadora dos Anos Finais e EJA na Escola Municipal Dois de Julho, em Maniçoba. 

Nesta quarta-feira (19), a Formação foi voltada para o público EJA etapas I, II e III.