BRASIL MEIO AMBIENTE

Mineradora de ferro ameaça biodiversidade na Serra da Chapadinha

O Ibama realizará Audiências Públicas no Oeste do Pará, sobre o Projeto Novas Minas, que tem como responsável a Mineração Rio do Norte S.A (MRN).

Os encontros ocorrerão nos municípios paraenses de Faro, de Terra Santa e de Oriximiná, nos dias 8, 10 e 12/05, respectivamente; sempre às 9h00 (horário de Brasília).
A convocação das reuniões foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 7 de março de 2023, pelo Edital nº 4/2023.

A proposta de empreendimento de ‘mega expansão’, se refere à exploração e beneficiamento de bauxita (minério de alumínio) em cinco platôs: Rebolado, Escalante, Jamari, Barone e Cruz Alta Leste, localizados nos três municípios do oeste do Pará. A produção de bauxita da mineradora será duplicada.

DENÚNCIA

Uma reportagem detalhada da situação que as comunidades tradicionais vem enfrentando há décadas com a exploração de bauxita na região do Rio Trombetas, mostra a situação caótica que a região vem enfrentando com a mineração industrial. Fotos, vídeos e relatos de agricultores familiares, comunidades extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e quilombolas mostram a luta contra a exploração de bauxita na região.