EDUCAÇÃO

Gestão Suzana Ramos conquista avanços significativos na educação com implantação de projeto em parceria com a Huawei

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), continua avançando na educação e garantindo cada vez mais projetos e investimentos no setor. Uma das iniciativas já em fase de implantação é o projeto Huawei e a utilização do aplicativo ClassIn, ação pioneira do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a empresa Huawei (gigante chinesa das telecomunicações), no Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, no bairro Malhada da Areia.

Com um investimento de R$ 180 mil, o projeto tem como objetivo fomentar o uso pedagógico da tecnologia na Educação Básica e foi iniciado com a implantação da versão mais moderna de rede sem fio, a Wi-FI 6, além da instalação da Smart Class, uma sala de aula com 30 tablets para uso exclusivo dos estudantes e uma TV 65 polegadas, interligados. Os equipamentos de última geração, fornecidos pela Huawei, potencializam o uso da rede Wi-Fi 6, por já possuírem componentes adequados a essa tecnologia.

O secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, ressaltou a importância do projeto para a educação do município. “Atrelado a todos os avanços que estamos conquistando, esse projeto traz inovação e ineditismo no acesso à internet. Esse é um passo importante para tornar o ensino municipal cada vez mais democrático, assertivo e adaptado à realidade global, com acesso a tecnologias digitais de excelência como ferramentas pedagógicas”, pontua o secretário.

 O projeto

Inicialmente, a Smart Class do Caic atenderá estudantes do 9º ano do ensino fundamental, que iniciarão as atividades a partir de julho. “O projeto está, agora, na etapa de formação dos professores que irão atuar na Smart Class. Nesse momento, eles estão conhecendo os equipamentos e o aplicativo ClassIn, aprendendo como funcionam, e descobrindo as melhores estratégias para trabalhar com suas turmas. Encerraremos a formação no dia 12 de julho e, em seguida, os alunos do 9º anos já poderão utilizar a sala”, explica o articulador de Educação Tecnológica da Seduc, Márcio Alves Ribeiro. 

Referência em Tecnologia na Educação

O projeto Huawei é apenas uma das iniciativas implantadas em Juazeiro. O município vem se tornando referência na utilização da tecnologia na educação. “A tecnologia é uma aliada da educação de Juazeiro. Na gestão Suzana Ramos 58 escolas já foram beneficiadas com internet de alta velocidade, através do programa ‘Educação Conectada’, com o projeto ‘Praças Digitais’ também levamos internet de alta velocidade para duas praças centrais da cidade e o projeto-piloto ‘Minecraft Educacional’ vem promovendo engajamento em sala de aula, através da metodologia de gamificação”, revela Márcio Alves Ribeiro, lembrando que uma série de iniciativas tecnológicas estão em andamento ou em fase de planejamento.