As ginastas baianas Keila Santos e Maria Paula Caminha, ambas de 15 anos, foram convocadas para representar a delegação brasileira de ginástica rítmica nas variações individual e conjunto, respectivamente, no Campeonato Mundial Juvenil de Ginástica Rítmica, previsto para 07 a 09 de julho, na cidade de Cluj-Napoca, na Romênia. Elas vêm de bons resultados representando o Brasil no Campeonato Pan-Americano da modalidade entre 7 a 13 de junho, em Guadalajara, no México.
Contemplada pelo programa de incentivo do Governo do Estado, FazAtleta, Keila conquistou a medalha de bronze nas provas de arco e equipe, além de chegar em 4º lugar na bola, em que quase subiu ao pódio, e nas maças. Para completar, ficou com o 5º lugar nas fitas. Com estes resultados, terminou também em 5º lugar no geral, somando todas as pontuações, como a melhor brasileira da categoria juvenil individual.
Já Maria Paula, que faz parte da equipe de conjuntos com mais quatro meninas, consagrou-se campeã nas provas de bola e geral, nas quais competiu. De acordo a técnica, Joseane Coelho, que as acompanha e faz parte do quadro técnico da Federação Baiana de Ginástica (FBG), essas conquistas só foram possíveis graças aos apoios da FBG e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com a concessão de passagens aéreas antes de incorporarem a equipe brasileira.
“A convocação foi a coroação com o campeonato agora. Keila tem acumulado grandes resultados desde o pré-infantil, sendo, inclusive, campeã sul-americana da modalidade. Ela desde pequeninha vem batalhando e lutando por isso com o apoio da Sudesb. Esse ano a expectativa é melhorar com o patrocínio do FazAtleta. Maria Paula se classificou após uma difícil seletiva e tem treinado com a seleção em Aracaju”, comenta Joseane.
Por causa dos desempenhos nas competições anteriores, as atletas baianas estão viajando pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Para a próxima competição, elas vão embarcar no dia 01 de julho, acompanhada pela técnica Joseane, para a preparação em solos romenos, com as expectativas em alta.
“Como eu falo sempre, sem o apoio incondicional que temos recebido da Sudesb com Keila e as meninas, nós com certeza não teríamos chegado onde chegamos. Para mim, é um orgulho enorme porque tenho duas ginastas juvenis para o evento mundial. São duas meninas trabalhadoras que vêm fazendo história e vão fazer muito mais”, finaliza a técnica.
Ascom Sudesb