Entre os dias 19 e 21 de junho, a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (Sesau) reuniu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para desenvolver estratégias com foco na melhoria dos indicadores do Previne Brasil e dos serviços oferecidos nas unidades para a população. Ao todo, 390 profissionais participaram dos encontros.
Esta foi a quarta reunião com os profissionais que compõem as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município. As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares administrativos e agentes de portaria.
“Essa reunião, assim como as outras com gerentes das UBSs, profissionais readaptados e os agentes comunitários de saúde, teve como objetivo reforçar sobre a função que eles exercem na composição das equipes, elaborar estratégias para melhorar o fluxo de trabalho nas unidades, além de buscar melhora nos indicadores e aumentar a cobertura nas áreas descobertas. Para isso vamos aumentar a quantidade de famílias cadastradas redistribuindo-as nas áreas cobertas”, destacou a superintendente de atenção primária, Lorena Andrade.
Indicadores
Os indicadores estão dentro dos critérios do Programa Previne Brasil, e refletem a qualidade da assistência nas unidades básicas, assim como possibilita mais repasses de recursos através do Ministério da Saúde.
São destacados sete indicadores do Previne Brasil: consultas (1) e realização de exames para sífilis e HIV de gestantes (2); atendimento odontológico para gestantes (3); coleta de citopatológico na APS de mulheres (4); vacinação de crianças de um ano de idade contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada (5); consultas de pessoas com hipertensão (6), e diabetes (7).
O programa Previne Brasil tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária (AP) e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
A agente de saúde, Maria Simone, que atua na UBSs do NH2 / CAJ, aprovou o encontro. “É muito importante essa comunicação, é uma oportunidade para entendermos mais sobre os indicadores e o impacto do nosso trabalho, no atendimento primário à saúde. Estamos na ponta para o acolhimento dessas pessoas. Precisamos saber quando e como podemos melhorar”, declarou.
Readaptados
Outra reunião realizada no início do mês, foi com os profissionais que foram readaptados para novas funções. São 30 profissionais, entre ACS, técnicos de enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) readaptados por questões de saúde. De acordo com Lorena, esses profissionais estão desempenhando a função de recepção e necessitam de treinamento para utilizar o sistema nas UBSs.