Os fiéis da Paróquia São Cosme e São Damião, com sede no Bairro Alagadiço, em Juazeiro, já começam a contar os dias para o início do Novenário dos seus padroeiros. A abertura dos festejos em homenagem aos santos mártires será domingo (17), às 19h30, na Igreja matriz da Paróquia, também conhecida como Igreja do Cosminho.
O Novenário segue até o dia 25 de setembro, com celebrações sempre às 19h30, contando ainda com Quermesses e atrações musicais após as Missas. A programação culminará no dia 26 de setembro, data em que a Igreja católica celebra a Festa dos santos irmãos.
Segundo o Pároco Pe. Bruno Lima, o tema refletido esse ano tem como inspiração o 3º Ano Vocacional Nacional: “São Cosme e São Damião, vocacionados ao Amor”. De acordo com o padre, cada noite do Novenário haverá um tema específico, inspirado no tema central, que será refletido por um sacerdote convidado.
No dia 26, festa dos santos Cosme e Damião, a programação começa mais cedo: às 18h com a concentração para a Procissão, que sairá também da Igreja do Cosminho, culminando com a Missa Solene, presidida pelo Bispo diocesano Dom Beto Breis.
Quermesses, Feijoada e Transmissão ao vivo
Entre as novidades dos festejos esse ano está o retorno das Quermesses, sempre ao final das Novenas, contando com a venda de lanches e música ao vivo, com a presença de artistas da região. No dia 24 de setembro, domingo, haverá ainda a Tradicional “Feijoada do Cosminho”, realizada todos os anos durante a programação do Novenário – esse ano com o objetivo de angariar fundos para a reforma do salão da paróquia e das salas de catequese.
E quem não puder participar presencialmente do Novenário e da Festa de São Cosme e São Damião, também poderá acompanhar toda a programação através das redes sociais. Todas as noites do Novenário serão transmitidas ao vivo pelo Canal do YouTube “Paróquia São Cosme e São Damião”. E os demais momentos terão também cobertura com fotos e vídeos, através do instagram e do Facebook @paroquiasaocosmeesaodamiao.
Saiba mais sobre os Santos Cosme e Damião
Os santos Cosme e Damião (séc. II) foram irmãos gêmeos, médicos de profissão. Segundo a tradição católica, viveram na Ásia Menor (atual Síria) e desde jovens eram habilidosos médicos. Convertidos ao cristianismo, passaram a ser também missionários. Unindo a ciência com a confiança no poder da oração levavam a muitos à saúde do corpo e da alma.
Durante a perseguição do imperador Diocleciano aos cristãos, no ano 300 d.C., foram presos, pois eram considerados inimigos dos deuses pagãos cultuados por Roma. Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados padroeiros dos farmacêuticos, dos médicos e das faculdades de medicina.
PROGRAMAÇÃO:
Novenário de São Cosme e São Damião (todos os dias às 19h30):
17/09 – Tema: “Chamados à vida: graça e missão” – Pe. Marcos Silva (Paróquia Santo Antônio – Juazeiro)
18/09 – Tema: “Batismo: fonte de todas as vocações” – Pe. Diego Monteiro (Paróquia N. Sra. Aparecida – Juazeiro)
19/09 – Tema: “Vida consagrada, expressão da pertença total ao Senhor” – Pe. Gilvan Régio (Área Pastoral São Geraldo – Juazeiro)
20/09 – “A Eucaristia, alimento dos vocacionados” – Pe. Carlos Lima (Paróquia Sta. Teresinha – Diocese de Petrolina)
21/09 – Tema: “Ministérios Leigos: sal da terra, luz do mundo” – Pe. Isael Brito (Paróquia Sta. Teresinha de Lisieux – Carnaíba do Sertão)
22/09 – Tema: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade” – Pe. Jodean Amâncio (Paróquia Catedral-Santuário N. Sra. das Grotas)
23/09 – Tema: “Vocação catequética, formando discípulos missionários” – Pe. Íbis Cássius (Paróquia São Francisco – Sobradinho)
24/09 – Tema: “O sacerdote é o amor do coração de Jesus” – Pe. Laerth Ferreira (Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Diocese de Bonfim)
25/09 – Tema: “Maria, vocacionada do Pai, ensina-nos em tudo a servir” – Pe. José Erimatéia (Paróquia Sant’Ana – Santana do Sobrado)
Missa com os Idosos e Enfermos: 23/09, às 16h
Feijoada Beneficente: 24/09 – das 11h30 às 14h
Dia da Festa:
26/09 – Procissão e Missa Solene – Dom Beto Breis (Bispo diocesano) – concentração às 18h para a Procissão
Texto: Mirrail Menezes – PASCOM Diocese de Juazeiro/BA