JUAZEIRO

Fortalecimento da rede socioassistencial é pauta de reunião realizada pela Prefeitura de Juazeiro

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), da Prefeitura de Juazeiro, reuniu-se nesta terça-feira (12), com representantes de entidades que desempenham serviços socioassistenciais no município para conhecer melhor os trabalhos realizados de forma individual às pessoas em situação de vulnerabilidade social e também com a proposta de fortalecimento dessa rede. O encontro foi no auditório da Sedes.

Participaram entidades como a Pastoral da Mulher, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Fundação Lar Feliz, Lar São Vicente de Paulo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), entre outras, além de representantes da Sedes e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

O secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Fernando Costa, participou da reunião e destacou a importância do momento para que o serviço de assistência social do município consiga chegar a quem precisa. “Participaram instituições que querem dar oportunidades a outros modelos de trabalho em assistência social que atendem vários nichos da sociedade, onde o poder público não consegue alcançar de maneira rápida. Apresentamos a eles como podemos trabalhar em conjunto para dar o melhor à população em situação de vulnerabilidade social”, destacou o secretário.

A reunião foi um primeiro passo para outras ações que já estão previstas com o grupo. “Iniciamos com este processo de juntar todos. Esta parceria com as entidades socioassistenciais é fundamental para que a gente consiga atingir o cidadão que tem necessidades diversas, seja de nutrição, de capacitação, orientação profissional. Por isso reunimos todos os atores que sabem das necessidades e que estão nos quatro cantos da cidade para darmos as mãos e fazermos um serviço mais efetivo em Juazeiro”, ressaltou o superintendente de Gestão do SUAS na Sedes, Ricardo Alves.

A professora Socorro Braga representa a Instituição Professora Cristina, que fica na Nova Aliança, e atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ela participou da reunião e saiu muito satisfeita. “Já tinha participado de algumas reuniões pela Sedes, mas esta foi especial, pois estão reunidas instituições de diferentes setores, atendimentos e demandas e que precisam de um olhar diferenciado. Esta estratégia é muito importante para o fortalecimento da rede”, disse Socorro Braga.