A Escola Municipal José de Amorim, localizada na Lagoa do Salitre, recebeu, nesta sexta-feira (15), a exposição de instalações interativas do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). No pátio da escola, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com os materiais e aprender mais sobre ciências.
A gerente do EACC, Mônica Sberze, falou sobre o projeto que, desde agosto, leva para as escolas um pouco do Espaço Arte, Ciência e Cultura. “Normalmente, o nosso trabalho é receber as escolas, mas percebemos a dificuldade das escolas em irem até o nosso espaço. O projeto vem acontecendo desde agosto e uma semana por mês levamos essa exposição até as escolas que não estão conseguindo ir até o nosso espaço. Nessa visita, oferecemos instalações interativas, onde as crianças puderam interagir com as instalações e aprender sobre energia e óptica. Tudo de um jeito bem divertido, na prática”, contou Mônica.
Professor na Escola Municipal José de Amorim, Cleiton Gualter, destacou a importância da visita como um complemento à rotina da sala de aula. “Aproveitamos esses momentos como espaços de aprendizagens concretas, geralmente da disciplina de ciência. De imediato, as experiências que o EACC traz com as instalações concretizam o que a gente trabalha teoricamente em sala de aula, ou seja, o EACC mostra na prática o conteúdo que eles aprenderam, ampliando o conhecimento de uma forma bem potente”, disse o professor.
Para a estudante do 5º ano do Ensino Fundamental, Jenifer Graziele Maia, 10 anos, a exposição trouxe a oportunidade de aprender coisas novas. “Eu achei muito legal esses materiais que vieram para a escola. É uma experiência diferente, onde as pessoas podem aprender coisas novas”, frisou a estudante enquanto interagia com as instalações.