BAHIA ESPORTE

Nadadora baiana conquista medalha inédita nos Jogos da Juventude

A soteropolitana Maria Paula Esper, 15 anos faz  história nos Jogos da Juventude 2023, conquistando  medalha de bronze na prova de 5km de águas abertas, modalidade estreante na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.  A competição encerra-se neste sábado,  16, em Ribeirão Preto/SP.

Estudante do Colégio Oficina, ela ainda disputará outra prova, neste sábado (16): revezamento de 1,5km com o também nadador baiano João Vitor Bispo. Os dois competem nas águas do Clube Magic Gardens, às 9h.Essa não é a primeira vez que a atleta compete fora do estado. Em agosto, nos dias 26 e 27, ela participou da 6ª etapa do 28º Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas, em Palmas – Tocantins,  e garantiu também uma medalha de bronze.“Estou muito feliz por estar passando por essa experiência.  É muito bom receber essa medalha. E pretendo voltar mais vezes para representar a Bahia.”

lém de Maria Paula,  os estudantes atletas Keila Santos (ginástica rítmica) e Gabriel da Cruz (judô) conquistaram prata. Alem da conquistas de terceiro lugar de Hiago Gabriel (judô), Adrian Santana (wrestling)  e mais uma de Gabriel (wrestling).Neste sábado (16), ainda teremos disputa de terceiro lugar do time de handebol masculino, com garotos de Caravela, Mucuri, Teixeira de Freitas e Nova Viçosa. Eles enfrentarão o time da Paraíba, às 9h15.Os atletas e os dirigentes viajaram com passagens aéreas e uniformes cedidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre)/Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), tendo execução da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), que também realizaram as seletivas escolares para as etapas nacionais.Jogos da Juventude – Maior evento esportivo escolar do país conta com mais de quatro mil atletas de 15 a 17 anos de todas as 27 unidades federativas do país em busca das medalhas nas 18 modalidades esportivas do programa da competição. Realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o evento  conta também com cerca de 1.200 profissionais e voluntários diretamente envolvidos na organização.Ascom Sudesb