O responsável pela compra de fuzis para uma facção criminosa na Bahia e apelidado de “Barão das Armas” foi solto pela Justiça. O criminoso foi preso no dia 13 de setembro deste ano, na localidade de Areias, na Linha Verde, e liberado na última sexta-feira (22). As informações são da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP).
O homem foi preso em ação de inteligência da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da SSP com a Polícia Federal. A polícia diz que ele tem uma longa ficha criminal e que era responsável por armazenar e distribuir drogas para a facção. Ele também coordenava ataques a bancos e carros-fortes.
A polícia destacou um crime em 2018, em Boa Nova, no sudoeste baiano, quando o Barão das Armas e seus comparsas atacaram um carro-forte, roubaram os malotes, mataram um segurança e feriram outros dois.
Ações de inteligência seguem intensificadas pela FICCO para impedir a entrada de armas na Bahia. Entre janeiro e setembro de 2023, as forças de segurança apreenderam 48 fuzis. Em todo o ano de 2022 foram localizados 22.