CLIMA VALE DO SÃO FRANCISCO

Onda de calor que vai atingir 15 estados não será tão intensa como a de novembro; veja como ficará na região do Vale do São Francisco

A nova onda de calor que vai atingir pelo menos 15 estados e o Distrito Federal não será tão intensa como a de novembro, que levou a recordes de temperatura, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O órgão considera uma onda de calor quando a temperatura fica cinco graus acima da média por um período de três a cinco dias.

Desta vez, ela deve se estender de 14 a 17 de dezembro, próximo à chegada do verão, no dia 22 de dezembro.

O fenômeno vai atingir áreas do Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e em todo os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. Confira o mapa abaixo com a previsão do Inmet.

Pela previsão do Climatempo, a onda de calor deverá se estender até o dia 20 para parte desses estados, incluindo Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia.

Na região do Vale do São Francisco as temperaturas devem atingir a máxima de 42º entre os dias 14 a 17 de dezembro.

A onda de calor acontece uma semana antes da chegada do verão. E, ao contrário do que se imaginaria, é exatamente por isso que ela será menos quente do que a que vimos em novembro.

  •  Em novembro, estávamos no meio da primavera. Uma das características é que se trata de uma estação seca, com pouca chuva e nuvens. Sem nuvens para impedir a passagem do calor e umidade para dissipar as máximas, as temperaturas ficaram muito altas em um fenômeno de onda de calor.
  •  Agora, nos aproximamos do verão. Com isso, temos mais umidade, mais nuvens, o que faz com que o calor não seja tão intenso como o que vimos antes.

Fonte: Blog Edenevaldo Alves