JUAZEIRO

Comunidade de Baraúna dos Cabaças recebe última edição do ano do APS Itinerante

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou a última edição do ano do projeto ‘APS Itinerante’ (Atenção Primária à Saúde) na comunidade de Baraúna das Cabaças, localizada no distrito de Itamotinga, nesta quarta-feira (20). A ação levou para a população diversos serviços de saúde como: consultas com Clínico Geral, Endocrinologista, Gastroenterologista, exame de eletrocardiograma, vacinação, ventosaterapia, auriculoterapia, liberação miofascial, aferição de pressão arterial e glicemia.A prefeita Suzana Ramos ressaltou a missão da gestão em ofertar cada vez mais serviços para a população. “Realizamos esse ano 13 edições do APS Itinerante em 12 comunidades diferentes da sede e interior do município levando mais saúde e dignidade para a população”, enfatizou.Na comunidade de Baraúna foram contabilizados cerca de 100 atendimentos, e nas treze edições foram quase 1.900 atendimentos. As comunidades contempladas foram Junco, Argemiro, Itaberaba, Santo Antônio, Maniçoba I, Massaroca, Mandacaru I, Alto Da Maravilha, Praia do Rodeadouro, Maringá, Periquito e Baraúna dos Cabaças, interior de Itamotinga.A Secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves, participou da ação e afirmou que no próximo ano mais ações serão realizadas para reduzir a demanda reprimida nas áreas cobertas pela atenção básica de saúde. “Finalizamos o ano com uma cobertura maior de exames e consultas especializadas ao realizarmos os mutirões de saúde, e a prefeita Suzana Ramos já orientou para que mais ações sejam programadas para 2024 com ainda mais serviços”, enfatizou.
Aprovação
A moradora da comunidade de Baraúna, Heloisa Rodrigues Varjão realizou o exame de eletrocardiograma e disse estar satisfeita com o atendimento. “Vim fazer o eletro e já mostrar ao clínico, isso facilita muito pra gente fazer esses exames sem ter que ir na sede do município”, disse.O comunitário Nelson de Carvalho Dias Filho também fez o eletro e se consultou com o gastroenterologista. “Quando precisamos dessas consultas e exames, que não fazem parte do atendimento das unidades de saúde, às vezes demora, além de ter o deslocamento. Aqui ficou bem mais fácil”, opinou.Outros programas
Em 2023 outros programas se destacaram na oferta de serviços à população. O Saúde em Movimento, criado desde o início da gestão e que tem um formato mais amplo de serviços de saúde, já realizou cerca de 2.500 atendimentos. Outro programa que também ampliou o acesso dos serviços de saúde à população foi o Laboratório Itinerante que contabilizou mais de 58 mil exames de cerca de 5.300 pacientes.Texto: Iana Lima – Ascom Sesau/PMJ.