O que pode parecer uma simples brincadeira é considerado crime. Os trotes são arriscados e, quando praticados com serviços de saúde, podem custar a vida de uma pessoa. No Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foram registrados mais de 7.380 trotes, entre os meses de janeiro e novembro de 2023.
Em janeiro do ano passado, no período de recesso escolar, foram contabilizados mais de 790 trotes, o equivale a mais de 25 ligações falsas por dia. Já em 2024, nos três primeiros dias do ano, o Samu já registrou 73 ocorrências falsas, isso significa que cerca de 24 ligações por dia se tratavam de chamados sem vítimas.
A Secretaria Municipal de Saúde explica que, Infelizmente, grande parte das ocorrências são identificadas quando a equipe chega ao endereço informado na ligação e destaca que a prática é criminosa, conforme estabelecido no o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, com pena que varia de um a três anos de detenção e multa.
A gestão municipal também orienta que, com o período em que as crianças ficam mais tempo em casa, os pais ou responsáveis redobrem a atenção e não deixem os telefones em locais de fácil acesso para que essa prática não aconteça.
Fonte: g1 Petrolina