A oposição de Juazeiro anda apavorada. Segundo informações, recentemente o governador Jerônimo Rodrigues chamou para uma conversa em Salvador, o ex-prefeito Joseph Bandeira. O motivo da conversa é a boa colocação do ex-prefeito nas pesquisas de intenção de votos para as eleições de 2024.
O governador anunciou no mês de setembro que em dezembro de 2023, precisamente no dia 15 definiria quem seria o seu candidato a prefeito em Juazeiro,. O mês de dezembro acabou, entramos em janeiro de 2024, e nada da definição.
De um lado, o ex-prefeito Isaac Carvalho, correndo contra as impugnações e os assombros das últimas eleições. No mês de outubro de 2023 o ex-prefeito, juntou e filou no PT de uma só vez, três pré-candidatos a prefeito: Márcio Jandir, Tom Zé e Edson Tanuri. Mesmo assim não empolgou a militância petista. Isaac sem ajuda de Fernando Veloso, tem tentado criar um marketing para decolar a pré-campanha e encantar o coração do governador, mas parece que não estar adiantando.
Do outro lado estar Roberto Carlos e Zó, os dois juntos não dão meio candidato a prefeito. Roberto Carlos amarga os piores índices de rejeição, e de quebra tem uma família grande ou uma grande família que precisa empregar em algum cargo público, e isso o deixa numa situação complicada nas pesquisas.
O deputado Zó, tenta, escorrega, patina, volta e cai de novo, mas não empolga o eleitorado. A pré-campanha do deputado passa a impressão de barulho de lata vazia. Falta um conteúdo mais realista, falta o que dizer, são três mandatos sem nada para justificar um voto para prefeito.
E bem no canto só observando o movimento, estar Joseph Bandeira, do alto dos seus quase 75 anos, o velho “general”, sabe que na hora certa irão chamá-lo para uma conversa. E aí que entra os seus quase 20 mil votos certos e de cabresto nas urnas.
Inegavelmente Joseph é o fiel da balança das eleições. Se Isaac quer ganhar, precisa de Joseph. Se Zó e Roberto Carlos querem ganhar precisam de Joseph. Se Suzana quer ganhar com folga precisa de Joseph.
O governador Jerônimo Rodrigues disse que quer ganhar em Juazeiro, talvez ele também entendeu que precisa de Joseph. Não se sabe como: se juntando de novo Suzana e Joseph, ou com Joseph, Roberto Carlos e Zó.