Com a indefinição do nome da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para disputar a prefeitura de Juazeiro nas eleições de outubro, fica mais evidente que o nome vai ser definido nas conversas e acordos entre as lideranças no município.
Com o quase provável impedimento do ex-prefeito Isaac Carvalho para concorrer, com certeza o nome da sua esposa Ellen Carvalho deverá ser o nome para compor uma chapa da oposição.
Mas qual será o nome para encabeçará a chapa?
O PCdoB governou a cidade por 12 anos, e dizem quem trouxe Isaac Carvalho para a política foi o deputado estadual Zó, mas no meio do caminho dos dois teve duas eleições para degringolar a relação dos camaradas.
Na eleição de 2010 foi quando começou a azedar a relação entre Isaac e Zó. Naquele ano Isaac era prefeito e Zó vereador, com muito desejo de ser candidato a deputado estadual. Contrariando o desejo do mentor e camarada, Isaac apoiou o nome do bonfinense Gustavo Miranda.
Nas eleições de 2022 o deputado Zó ensaiou desistir de disputar a reeleição, justamente porque Isaac lançou o seu nome para deputado estadual. Na leitura de Zó, com a candidatura de Isaac não sobraria espaço para ele ser eleito. Mas o improvável aconteceu: Zó eleito e Isaac nem disputou a eleição, pôs a sua esposa Ellen Carvalho.
Para as eleições de 2024, os dois arqui-inimigos podem se juntar para derrotar a prefeita Suzana Ramos, a dificuldade maior é quem vai ser o cabeça de chapa, Ellen Carvalho ou Zó.
Na relação entre Isaac e Zó pode ter tudo, menos confiança.