A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), apresentou nesta terça-feira (6) as diretrizes que compõem as Equipes Multiprofissionais (eMulti), antigo Núcleo de Apoio à Saúde (NASF) para os cerca de 20 novos profissionais. A equipe é composta por profissionais de saúde de diferentes áreas como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, profissionais de educação física, fonoaudiólogos e pediatras.
“O eMulti fortalece o cuidado multiprofissional na Atenção Primária, a partir da experiência do NASF, o núcleo constitui uma parte importante da Atenção Primária à Saúde por integrar ações estratégicas de prevenção e tratamento de doenças crônicas”, definiu a coordenadora do eMulti, Ilane Costa.
A superintendente da Atenção Básica da Sesau, Pollyanna Evangelista, que também esteve presente, destacou que a retomada das equipes multiprofissionais é fundamental para assegurar o cuidado integral da população. “Na gestão da prefeita Suzana Ramos, mesmo com a redução nos recursos federais na gestão anterior, as equipes eMulti continuaram suas atividades. Agora com a retomada nos investimentos, a população terá mais acesso aos atendimentos especializados dentro do âmbito da Atenção Básica, ou seja, nos territórios das suas unidades de saúde, aumentando a resolutividade nos problemas de saúde na Atenção Primária. A estratégia funciona da seguinte maneira: onde houver uma ou mais equipes de saúde da família, poderemos ter uma equipe multiprofissional vinculada”, destacou.
Também estiveram presentes a diretora do setor de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, Anne Azevedo, e a gerente, Roseane Campos.
Atendimento
As equipes eMulti estão localizadas nas UBSs e a partir de agora as comunidades do interior também terão dentro de seus territórios nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo. Outro equipamento que dispõe de profissionais e um atendimento multidisciplinar é a Academia da Saúde, localizada na Orla II, área central de Juazeiro.
Investimento
De acordo com a portaria nº 635 publicada em maio de 2023, que estabelece as diretrizes para custeio e implantação das equipes, as eMulti serão classificadas em 3 modalidades de acordo com a carga horária, vinculação e composição profissional. Os repasses mensais do Ministério da Saúde para custeio dessas equipes variam entre R$ 12 mil e R$ 36 mil. O custeio também poderá variar de acordo com indicadores de desempenho de cada localidade.
Muitos municípios, mesmo com a desestruturação dessa estratégia no último governo, mantiveram as equipes multiprofissionais funcionando. Agora, com a retomada do investimento, essas equipes poderão ser reorganizadas.
Fonte: Ascom/Sesau/PMJ