A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), iniciou, nesta terça-feira (19), na Igreja Batista Ebenézer, em Itamotinga, um treinamento sobre cadeias produtivas regionais e empreendedorismo rural sustentável. A atividade é voltada para a comunidade escolar das unidades de ensino localizadas no interior do município e atendidas pelo Programa Despertar.
De acordo com a coordenadora do Programa Despertar, Michele Viana, o treinamento aproxima a comunidade das ações promovidas pelo Programa. “Este momento com produtores, trabalhadores rurais e familiares dos estudantes tem o objetivo de aproximar ainda mais as comunidades nas quais as nossas escolas estão inseridas das ações do Programa Despertar, potencializando o tema do Programa para este ano, que é ‘Liderança Empreendedora”, disse.
Presente no treinamento, a superintendente de Gestão, Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo, destacou a importância de integrar a escola à comunidade. “Nós fizemos uma associação do Programa Despertar na comunidade. Então, é despertar na comunidade escolar, que são os meninos e meninas das nossas escolas, e também o despertar da comunidade externa, composta pelos pais. Um despertar, sobretudo, para um ambiente melhor, porque entendemos que é no chão da escola que a gente muda o mundo”, destacou.
A formação foi ministrada pela instrutora, vinculada ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Ítala Gomes, que abordou temas como o censo agropecuário, importância do produtor e trabalhador rural, cooperativismo e associativismo, cadeia produtiva da comunidade e a sucessão familiar. “A nossa intenção aqui é atender os pais dos estudantes que o Programa Despertar mobiliza, com uma abordagem sobre o empreendedorismo rural e a sucessão familiar, ou seja, tentar manter esses filhos com a atividade dos pais. O objetivo é mostrar que é possível ter renda e uma vida de qualidade permanecendo no campo, porque se não temos o homem no campo, não temos comida na mesa nem no campo, nem na cidade”, explicou.
Em seu primeiro encontro, o treinamento recebeu as comunidades da Escola Municipal Eliseu Santos e da Escola Municipal Iracy Nunes da Silva. “Esse curso é muito importante para o nosso aprendizado, porque a nossa sociedade aqui é muito pequena e a gente precisa desse apoio aqui na localidade, sem precisar se deslocar para Juazeiro”, disse a empreendedora, Rosimeire Maria Lemos.
As inscrições gratuitas foram realizadas nas escolas e todos os participantes receberão certificado ao final do treinamento. A próxima escola a receber a formação será Maniçoba, nesta sexta-feira, às 13h.
Programa Despertar
O Despertar é um dos Programas de Promoção Social do Senar/BA, implantado em abril de 2005. É realizado em parceria entre o Senar, Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras Municipais, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental. Em Juazeiro, 54 escolas participam do Despertar, um dos municípios com o maior número de escolas participantes do Programa.
Texto: Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ
Fotos: Ícaro Alexandre – Ascom//PMJ