JUAZEIRO

“INCUBADORA ESPIRALAR”, FORMAÇÃO ARTÍSTICA GRATUITA RECEBE INSCRIÇÕES ATÉ ABRIL (10)

Somos a Incubadora Espiralar, um projeto cultural de formação artística em Dança e Performance contemplado pela Lei Paulo Gustavo via Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Juazeiro-BA. Fazemos contato em razão da veiculação da abertura para inscrições no projeto, que é gratuito e acontecerá entre os dias 12 e 14/04/2024, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. Segue release e sugestão de pauta para aproveitamento, bem como, em anexo, os cards de divulgação do projeto. Desde já, muito agradecidos pela colaboração e, prontamente, seguimos à disposição.

“INCUBADORA ESPIRALAR”, FORMAÇÃO ARTÍSTICA GRATUITA DO PERFORMER CÁSSIO VIANA, RECEBE INSCRIÇÕES ATÉ ABRIL (10)

Projeto conta com oficinas e criação coletiva no Centro de Cultura João Gilberto

A partir dos entrelaçamentos entre ancestralidade, pertencimento e identidade, a iniciativa propõe um processo criativo que resultará em um videoperformance acerca das performatividades ribeirinhas. Envolvendo oficinas, experimentações teóricas e práticas corporais entre as linguagens da Dança, da Performance e do Audiovisual, o projeto segue com inscrições abertas e acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de abril, na Sala Multiuso II, do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA. Para participar, basta preencher o formulário disponível na bio do perfil do artista (@drumundo), no Instagram.

A proposta pedagógica do “Incubadora Espiralar” articula a condução de exercícios e vivências guiados por conceitos e imagens poéticas em diálogo com referências como Leda Maria Martins, Nancy Mangabeira Unger, Ailton Krenak e Kazuo Ohno. “Pretendemos explorar o corpo ancestral, ornado pelas suas temporalidades espiraladas para expandir os horizontes estéticos dos repertórios performáticos ribeirinhos. Dançaremos as águas que nos constituem, permeiam e inscrevem nossas identidades”, revela o artista.

A execução do projeto se dará de modo híbrido, com encontros presenciais e exibição de estreia ao público simultânea nas plataformas digitais e, presencialmente, na Sala de Espetáculo do Centro de Cultura João Gilberto, seguida de debate. As oficinas terão duração de 4 horas em cada dia: 12/04 (sexta, das 18h às 22h), 13 e 14/04 (sábado e domingo, respectivamente, das 8h às 12h). Ao todo serão, aproximadamente, 12 horas de formação, além da gravação do videoperformance e da culminância com a exibição de estreia.

Estudantes, artistas, povos de comunidades tradicionais e de terreiro do Vale do São Francisco, especialmente de Juazeiro, são bem-vindos. Os inscritos receberão, antecipadamente em seus endereços de e-mail, textos das referências supracitadas para leitura prévia às oficinas. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo via Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Juazeiro-BA.