JUAZEIRO

9º BBM completa 26 anos de serviços prestados a comunidade sanfranciscana

O decreto estadual nº 7.281 de 15 de abril de 1998, criou o 9º Grupamento de Bombeiro Militar, cujas as instalações físicas foram inauguradas em 28 de setembro de 1998, no Distrito Industrial do São Francisco, onde funcionam até hoje.

A Lei nº 14.572, de 25 de maio de 2023, que “Instituiu a Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, alterou a classificação de “Grupamento” para “Batalhão”, assim o 9º Grupamento passou a denomina-se 9º Batalhão Bombeiros Militar.

Dentro das missões do 9º BBM estão os preceitos constitucionais da manutenção da Ordem Pública, executar as missões de prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento e de defesa Civil. Preservando a vida e o patrimônio público e privado dos municípios do Norte do Estado sob sua responsabilidade territorial, proporcionando um serviço de excelência profissional e respeito ao meio ambiente.

O 9º BBM é comandado pelo Tenente-coronel BM Tarcísio Ribeiro do Vale, sendo a OBM responsável pela cobertura operacional da região norte do estado da Bahia, contando com 37 municípios dentro da sua área de responsabilidade territorial, atendendo a uma população estimada em 1.254.000 pessoas. A unidade faz divisas com os estados do Piauí e Pernambuco.

Já referente às unidades do CBMBA, o 9º BBM, possui fronteiras territoriais com o 2º, 11º e 15º BBM. Naturalmente, além de atuar no cotidiano em ocorrências de incêndio urbano, APH, desencarceramento de vítimas presas em ferragens, resgates em meio líquido, incêndios florestais, entre outras demandas, o 9º BBM realiza ações prevencionistas através de palestras voltadas a instituições de ensino, asilos de idosos, creches e associações comunitárias.

Há, ainda, as ações de prevenção desempenhadas pela Seção de Segurança Contra Incêndio (SSCI) que reverberam de maneira positiva no seio da comunidade, na medida em que buscam ajustar edificações e áreas de risco, ao que há de mais recente no tangente à segurança contra incêndio e pânico.

Vidas alheias riquezas salvar!