MUNDO

Israel ataca Irã com drones; EUA afirmam que não estão envolvidos

Um canal de TV norte-americano informou que Israel lançou nesta sexta-feira (19) um ataque contra o Irã. A TV oficial iraniana disse que “fortes explosões” ocorreram na província de Isfahan.

A cadeia ABC News noticiou, citando um representante dos Estados Unidos, que Israel lançou ataque contra o Irã, em resposta aos disparos iranianos contra o território israelense.

As autoridades iranianas suspenderam todos os voos comerciais a partir e com destino a vários aeroportos, incluindo Teerã, disse a agência Mehr, citando autoridades aeroportuárias.

A mídia e as autoridades iranianas afirmaram que as explosões aconteceram porque três drones que sobrevoavam a região de Isfahan foram atingidos pelo mecanismo de defesa do Irã. Veja acima o vídeo da explosão, divulgado pela imprensa local.

Retaliação contra Israel

Uma autoridade do Irã afirmou à agência Reuters que o país não tem um plano imediato de retaliação ao ataque desta quinta-feira (19/4). O oficial afirmou que ainda não está claro quem está por trás do incidente.

“A origem estrangeira do incidente não foi confirmada. Não recebemos nenhuma informação de ataque externo, e a discussão parece mais uma infiltração do que um ataque”, disse a autoridade iraniana sob condição de anonimato.

Segundo a imprensa dos Estados Unidos, autoridades norte-americanas e israelenses confirmaram sob anonimato que o ataque foi lançado por Israel. Até agora, nenhum comunicado oficial foi emitido.

Síria é atacada

A agência de notícias estatal da Síria disse que Israel lançou um ataque de mísseis contra o país, nesta sexta-feira (19).

Segundo as informações da agência, os alvos do ataque israelense foram posições de defesa aérea da Síria no sul do país.

O jornal “The New York Times” afirmou ter ouvido duas autoridades israelenses que confirmaram o ataque de Israel contra o Irã.

Segundo o jornal, as fontes falaram sob condição de anonimato. Até agora, Israel não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Estados Unidos não estão envolvidos

Autoridades dos Estados Unidos ouvidas pela agência Reuters informaram que o país não está envolvido no ataque contra o Irã, apesar de terem sido notificados por Israel.

A agência iraniana Tasnim informou que todas as restrições de voo aplicadas em aeroportos do Irã foram suspensas. Voos foram cancelados em diversas cidades, incluindo viagens internacionais que partiriam de Teerã.

Teerã minimiza relatos de ataques israelenses e não sinaliza retaliação

De acordo com a agência Reuters, explosões ecoaram sobre uma cidade iraniana nesta sexta-feira (19/4), no que fontes descreveram como um ataque israelense, mas Teerã minimizou o incidente e indicou que não tinha planos de retaliação – uma resposta que pareceu avaliada no sentido de evitar a região. -ampla guerra. A escala limitada do ataque e a resposta silenciosa do Irã parecem sinalizar um esforço bem sucedido por parte de diplomatas que têm trabalhado para evitar uma guerra total desde um ataque iraniano de drones e mísseis contra Israel no último sábado. (Agenda Capital)