JUAZEIRO

Opinião: A nau dos insensatos ou o teatro da política de Juazeiro da Bahia

Quem será o candidato apoiado pelo Governador do PT, Jerônimo Rodrigues, em Juazeiro-BA? Há indefinição no cenário e hoje os fatos estão favorecendo à atual Prefeita, Suzana Ramos, porque a oposição está total e visivelmente dividida em cinco pedaços. E cada um tem seu próprio candidato predileto.

O grupo de Jerônimo hoje tem cinco candidatos (já teve mais de dez). Tem os que não são da Federação liderada pelo PT: Joseph Bandeira e Andrei da Caixa, respectivamente do PSB e do MDB. E os da Federação que são Roberto Carlos do PV, Zó do PCdoB e Isaac Carvalho do PT.

E este último, até o momento, ele está inelegível perante a Justiça Eleitoral e segue firme lutando judicialmente para tentar reverter esse quadro. Caso ele não possa vir a ser o candidato, tudo pode ocorrer. Há perguntas: Ele teria, pela boa posição que ele ocupa nas pesquisas, a primazia de indicar o seu representante? Ele seria escaneado nessa escolha? Indicaria o(a) vice? Isso tudo são coisas discutíveis. Está em aberto quem será o escolhido para concorrer pela esquerda.

Existe também um outsider do Avante, o Ribeiro da Hidroforte, que se aliou a Isaac e cogita ser seu vice. Difícil um dos dois não escolhidos, da Federação do PT, aceitar. A questão é que já entramos em junho, sem o nome da esquerda. E só faltam quatro meses para ocorrer a eleição.

No meio disso tudo, Roberto Carlos argumenta, e faz até um certo sentido, que ele largou o PDT depois de 32 anos lá, para continuar apoiando o PT ( o PDT apoiou ACM Neto). Para ele seria a hora da retribuição. Correndo por fora tem o Andrei da Caixa, o pré-candidato apoiado pelo MDB, que tem o vice-governador. Mas já se sabe que este não vai concorrer na próxima para vice e Jacques Wagner poderá concorrer, de novo, a uma das vagas no Senado, o que tiraria a possibilidade do MDB apresentar alguém. Daí a insistência em seu outsider, o Andrei da Caixa.

Por fim, tem o Deputado Estadual Zó, que é o que hoje está lutando mais para superar a preferência do PT por um candidato “puro sangue”. Ele crê que a hora dele é essa. Ele abriu as portas do PCdoB para Isaac ser eleito em 2008 e reeleito em 2012. Entende que lhe devendo esta retribuição.

Então, no meio dessa briga toda, o que fica evidente? Que sendo o escolhido A, B ou C, já tem gente ferida no caminho. E que, talvez, pense assim: Prefiro Suzana por mais quatro anos, já que ela não poderá concorrer de novo, este seria seu segundo mandato. Do que te-la como adversária lá em 2028 e com Isaac comandando a prefeitura. Pode ser que tenha!

E teve a cereja do bolo nesta semana que foi Isaac denunciar alguns dos seus ex-secretários. Culpando-os pelos erros que o levaram à ineligibilidade. Isso gerou enorme mal-estar, quase incorrigível. Alguns já falam, abertamente, que apoiarão a reeleição ou que qualquer um que vá contra Isaac ou seu grupo político. O negócio é sério e coisa está muito feia pro lado do ex-Prefeito. Vamos aguardar, porque ainda tem muita coisa pra acontecer até a eleição.

Ahh, e não se esqueçam de Joseph. Ele pode resolver ser candidato! Aí embola tudo! Vai ser uma eleição emocionante!

José Carlos Costa
Professor

Deixe um comentário