ELEIÇÕES 2024 PERNAMBUCO

Governo, TRE e outras entidades dão início à Operação Eleições 2024 para coibir crimes

Uma operação de Segurança para cobrir as Eleições de Pernambuco, que ocorrerão no segundo semestre de 2024, foi lançada nesta quinta-feira (11), pela Secretaria de Defesa Social (SDS), no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE).

O encontro promovido nesta quinta-feira marca o início das tratativas do planejamento e coordenação das estratégias para assegurar a integridade do processo eleitoral.

A reunião inicial, comandada pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, junto com a Executiva, Dominique de Castro Oliveira, contou com o Grupo de Trabalho (GT) – Eleições, composto pelas operativas e órgãos da SDS, e apresentação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), também para, a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os representantes debateram questões comuns às últimas eleições, como boca de urna, fake news, proibições estabelecidas pelas regras eleitorais, além da logística de escolta das urnas à garantia da ordem pública nos locais de votação.

“Esse foi apenas o primeiro momento, mas desde já o nosso compromisso é de garantir o direito a todos os pernambucanos votarem em segurança, e para isso, as nossas Forças de Segurança Pública, junto aos demais parceiros, estarão ao longo das reuniões, preparando o melhor esquema para isso”, destaca o secretário da SDS.

“Agradeço por essa parceria, pois as Eleições não são feitas só pela Justiça Eleitoral, mas por todos nós. Tenho certeza que essa integração com as Forças Públicas e demais parceiros, concretizará nossa missão de fazer mais uma Eleição em segurança e de forma eficiente”, pontua o diretor geral do TRE-PE, Orson Lemos.

Entre os crimes eleitorias mais comuns estão boca de urna, corruopção eleitoral, divulgação de fake news, compra de votos, difamação eleitoral, promoção de desordem prejudicando trabalhos eleitorais, entre outros.

Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe um comentário