A participação da comunidade foi um marco no desfile cívico realizado no distrito de Juremal, nesta sexta-feira (13). Os alunos da Escola Municipal Deputado Raimundo da Cunha Leite apresentaram a temática “Sustentabilidade: rumo a um futuro promissor” e reforçaram a importância do desenvolvimento sustentável, com o respeito ao meio ambiente e à energia renovável, alinhados à educação e à tecnologia. A comunidade escolar também homenageou a professora aposentada Osvaldina (dona Dina), pioneira na idealização do desfile cívico do distrito de Juremal.
As fanfarras da Escola Municipal Dois de Julho, do distrito de Maniçoba, e da Escola Municipal de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, acompanharam os estudantes, que trouxeram, em seus pelotões, os conceitos de paz, água potável e saúde para todos, educação digna e de qualidade, respeito à diversidade e inclusão.
Representando a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a superintendente de ensino Willany Cunha parabenizou a todos e destacou o sentimento de pertencimento da comunidade na realização do tradicional desfile cívico. “Toda a comunidade está de parabéns, o desfile foi lindo e só reforça o sentimento de pertencimento que os moradores tem com sua história. Isso é muito importante para que possamos seguir em frente com orgulho da nossa história”, disse a superintendente.
A gestora da escola, Maria Isabel dos Santos Silva, destacou a valorização das tradições do distrito e o orgulho da comunidade. “É muito importante manter a cultura e as tradições do distrito para as futuras gerações. O desfile cívico realizado em Juremal tem tradição e a cada ano ganha mais força”, pontuou Maria Isabel.
Comunidade aprova
Nas ruas, as pessoas saíam às portas para prestigiar o desfile. “É muito bom ver que meu filho está mantendo a cultura do meu distrito. Eu já desfilei e agora estou assistindo ele. O desfile aqui é o resgate da nossa cultura”, frisou Débora Iane Rodrigues, mãe de Luca Miguel, aluno do 1° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Deputado Raimundo da Cunha Leite.
Já Manuela Naiane da Silva, moradora da comunidade, afirmou que sem o desfile cívico, a cultura de Juremal acaba. “O desfile cívico é um marco histórico do nosso distrito. Juremal sempre teve esse sentimento de orgulho da sua história e dos seus moradores”, ressaltou.