COMUNIDADE

Desafio para a próxima gestão: melhorar a infraestrutura da cidade

Todo período de chuva a cidade padece dos mesmos e velhos problemas estruturais: Ruas e bairros alagados, canais que transbordam, sistema de drenagem das galerias pluviais inadequadas; sistema de drenagem de esgoto que não funciona e trânsito caótico.

 Embora tenha chovido cerca de 120 mm, e quase nenhuma cidade está preparada para receber tanta água, mas em outros períodos não precisou chover tanto para criar o caos na cidade.

Não é mais toleráveis ações emergenciais, a população clama por ações preventivas e mitigadoras dos possíveis transtornos. A engenharia da cidade precisa funcionar, seja com drenagens ou outras medidas, assim como a manutenção dos canais deve ser mais eficaz para evitar o alagamentos.

O engenheiro Mauro Hernandez Lozano, em recente artigo explicou que no Brasil todo “se costuma dizer que as chuvas causaram problemas: na pavimentação, na contenção, no muro de arrimo, na barragem, no deslizamento, de erosão, inundação. Entretanto, na linguagem tecnicamente correta a chuva não causa o problema, mas sim o deflagra.

Enfim parece valer o ditado de que a ignorância simplifica. No caso, entendemos socialmente que a chuva é a causa. Quando na verdade a causa é a falta de aplicação de uma tecnologia disponível pela engenharia civil geotécnica não aplicada para servir a sociedade.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone (74) 98836-8272.

Deixe um comentário