A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), investiu na requalificação de mais de 33 unidades de saúde no município. Já foram requalificadas e entregues cerca de 25 unidades básicas de saúde (UBS), além de outros equipamentos como o CAPS AD III, CEREST, Farmácia Central, Academia da Saúde, o CAPS infanto-juvenil, ponto de apoio dos agentes de endemias no distrito de Carnaíba e o ambulatório de saúde mental, que foi readaptado, e a reativação de mais de 20 consultórios odontológicos. Segundo informações da secretaria de saúde, atualmente, 15 obras estão em andamento.
A superintendente administrativa, Maiane Custódio, esclareceu que as requalificações foram executadas tanto com recursos próprios como por meio do convênio com a Faculdade IDOMED Estácio, celebrado por meio da COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde) com a Prefeitura de Juazeiro.
“O convênio fornece insumos, materiais, equipamentos e auxílio nas obras de reforma e requalificação das unidades de saúde. Em contrapartida, a Prefeitura de Juazeiro, através da Sesau, contribui com a formação dos estudantes dos cursos dessa instituição e das outras conveniadas. Visitamos todos os 58 prédios onde funcionam as nossas unidades de saúde e entendemos a necessidade de cada local. Assim, fizemos uma programação para a realização dessas requalificações que vão trazer mais conforto, qualidade, dignidade e acessibilidade para todos os usuários e equipes”, disse.
Unidades Satélites
O município também ampliou a assistência com a criação de unidades satélites nos residenciais Brisa da Serra, São Francisco, Dr. Humberto Pereira e no bairro Nossa Senhora das Grotas.