A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), inovou e implementou em 2022, pela primeira vez no município, um serviço público especializado para o tratamento de ferimentos crônicos, que antes só era ofertado na rede particular.
Em 2023, a secretaria adquiriu um laser, novo equipamento que otimiza o tratamento de pacientes com ferimentos complexos, com dificuldade de cicatrização por diversos fatores, como úlceras de pé diabético, úlceras venosas e arteriais e feridas extensas traumáticas de acidentes, que têm um processo de cicatrização mais lento.
A prefeita Suzana Ramos destacou a qualificação e a ampliação do Ambulatório de Curativos Especiais. “Esse serviço é um avanço muito grande e inédito na rede pública municipal. Só quem convive há anos com um ferimento crônico e precisa deste atendimento, entende a importância de um serviço como esse na rede municipal”, avaliou.
A média de atendimentos em 2022 e 2023 foi de mais de 1.600 durante os 12 meses. São realizados entre 10 a 15 atendimentos, por dia.
A secretária de Saúde Ana Lúcia Araújo ressaltou o impacto do serviço no tratamento de ferimentos crônicos e melhoria na qualidade de vida dos pacientes. “Temos visto o trabalho desenvolvido e, como isso, tem impactado a vida das pessoas. São casos de pacientes que poderiam ter o agravamento da ferida ou perder o membro. Mas, devido ao tratamento especializado, as pessoas saem com suas lesões cicatrizadas. É importante também o aparelhamento do ambulatório. O laser adquirido ano passado é um equipamento de primeira linha e que acelera ainda mais o tratamento dos pacientes e o processo de cicatrização”, afirmou.
Fluxo
O paciente que apresenta um ferimento crônico, acompanhado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), é encaminhado pelo médico da unidade para este serviço específico. O Ambulatório de Curativos Especiais está localizado no prédio do Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris) de Juazeiro que fica na Travessa Dr. José Araújo de Souza, 140, bairro Santo Antônio.
Texto: Iana Lima – Ascom Sesau PMJ.