JUAZEIRO

Programas de Mutirões: Prefeitura de Juazeiro otimiza demandas por serviços especializados na atenção básica

A Prefeitura de Juazeiro por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) conseguiu otimizar o atendimento das demandas da população por serviços especializados ao desenvolver programas de mutirões, no âmbito da atenção primária à saúde (APS) ou atenção básica (AB), que compreende a estratégia de saúde da família (ESF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A prefeita Suzana Ramos celebrou os números nos atendimentos. “Desde o início buscamos entender as demandas por serviços especializados que eram encaminhados pelas UBSs, e com isso desenvolvemos estratégias para reduzir essas demandas. Os mutirões aconteceram em diversos formatos, porém, os programas Saúde em Movimento, APS Itinerante e o Laboratório Itinerante, tiveram um papel importante para reduzir a demanda reprimida nas unidades. É com muito orgulho que constatamos a satisfação da população durante esses atendimentos”.

Programa Saúde em Movimento
Criado em novembro de 2021, possui uma ampla oferta de serviços de saúde especializados, e já chegou a realizar mais de 3.500 atendimentos em apenas um ano. Além de consultas e exames com especialistas, o programa oferta atendimento em saúde bucal e terapias integrativas.

APS Itinerante
Outro programa criado com atendimentos especializados voltado exclusivamente para as unidades básicas de saúde foi o APS Itinerante (Atenção Primária à Saúde), que já contemplou mais de 25 comunidades, na sede e no interior, com mais de 2.500 atendimentos, levando mais saúde e dignidade para a população.

Laboratório Itinerante
O programa Laboratório Itinerante foi mais uma experiência exitosa que ampliou o acesso da população aos exames laboratoriais e que contabilizou mais de 58 mil exames, atendendo mais 5.300 pacientes.

USG e consultas oftalmológicas
A Prefeitura também implantou a realização de ultrassonografias pélvicas e de abdômen, além de consultas oftalmológicas e exame, no sistema de rodízio, nas unidades básicas de saúde. A iniciativa teve o objetivo de reduzir a espera por esse serviço e dar celeridade aos diagnósticos para a saúde preventiva dentro das unidades de saúde.

Texto: Iana Lima – Ascom / Sesau.

Deixe um comentário