JUAZEIRO

Prefeitura de Juazeiro realiza mutirão no Dia D de Combate ao Aedes aegypti neste sábado (14)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar um mutirão de visita domiciliar neste sábado (14), no bairro Itaberaba, para alertar a população sobre os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde como o dia D de Combate ao Aedes aegypti e Prevenção das Arboviroses.

Em 2024 foram registrados em Juazeiro 190 casos de Dengue, 3 de Chikungunya, e nenhum caso do Zika. Ainda este ano foram localizados 1.334 pontos de foco na zona urbana e 746 na zona rural. “O trabalho de combate à reprodução do Aedes aegypti é realizado o ano inteiro, por meio dos agentes de endemias, mas em determinados períodos do ano, com a aproximação do período chuvoso, intensificamos as ações”, destacou a coordenadora de Endemias, Núbia Almeida Barbosa.

A coordenadora ressalta que a maior dificuldade são os imóveis fechados e solicita à população que recebam os Agentes de Endemias. “É importante frisar que mais de 70% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências e além do trabalho realizado elos agentes, é necessário que a população faça sua parte e elimine esses focos não deixando recipientes com água parada”, destacou.

Medidas de prevenção

O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. É importante esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva. Destacando que ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Sobre as Arboviroses

As arboviroses são um grupo de doenças sazonais causadas pelos “arbovírus”. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas articulações.

Texto: Iana Lima – Ascom / PMJ

Deixe um comentário