A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar um mutirão de visita domiciliar neste sábado (14), no bairro Itaberaba, para alertar a população sobre os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde como o dia D de Combate ao Aedes aegypti e Prevenção das Arboviroses.
Em 2024 foram registrados em Juazeiro 190 casos de Dengue, 3 de Chikungunya, e nenhum caso do Zika. Ainda este ano foram localizados 1.334 pontos de foco na zona urbana e 746 na zona rural. “O trabalho de combate à reprodução do Aedes aegypti é realizado o ano inteiro, por meio dos agentes de endemias, mas em determinados períodos do ano, com a aproximação do período chuvoso, intensificamos as ações”, destacou a coordenadora de Endemias, Núbia Almeida Barbosa.
A coordenadora ressalta que a maior dificuldade são os imóveis fechados e solicita à população que recebam os Agentes de Endemias. “É importante frisar que mais de 70% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências e além do trabalho realizado elos agentes, é necessário que a população faça sua parte e elimine esses focos não deixando recipientes com água parada”, destacou.
Medidas de prevenção
Sobre as Arboviroses
Texto: Iana Lima – Ascom / PMJ