A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) iniciou na segunda-feira (20) uma operação com o objetivo de fiscalizar farmácias na capital baiana e coibir a venda ilegal de medicamentos controlados. A ação, nomeada “Farmácia Legal”, também visa cadastrar os estabelecimentos junto à Polícia Civil da Bahia (PCBA).
Durante a operação, a Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados da Polícia Civil apreendeu 1.495 medicamentos controlados que estavam sendo comercializados sem receita médica e sem a devida autorização da Anvisa. Entre os produtos apreendidos, foram encontrados diversos antibióticos e medicamentos tarja preta, como o clonazepam. Os responsáveis pelos estabelecimentos serão investigados pela Polícia Civil.
A operação “Farmácia Legal” também tem como objetivo retirar de circulação medicamentos que estejam acondicionados de forma inadequada, de acordo com a portaria 344 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação do Procon-BA busca garantir a segurança dos consumidores e coibir práticas que coloquem a saúde da população em risco.



