Pacientes e acompanhantes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) estão enfrentando uma situação preocupante ao retornarem de Salvador durante a madrugada. A falta de segurança no ponto de apoio de Juazeiro, próximo ao SAMU, tem gerado medo e relatos de golpes.
Recentemente, uma paciente relatou que, ao chegar de viagem, um motorista que estava no local se ofereceu para levá-la, sem utilizar nenhum aplicativo de transporte. A passageira não sabe informar se o condutor era taxista ou motorista de aplicativo. Ao chegar ao destino, ela pagou com uma nota de cem reais, mas o motorista não devolveu o troco e ainda saiu levando sua bolsa, que havia ficado no banco do carro.
Diante dessa situação, solicitamos ao secretário de Saúde, Helder Coutinho, e ao prefeito Andrei que tomem providências urgentes para garantir a segurança dos pacientes que utilizam o TFD. Algumas medidas podem ser adotadas de imediato, como:
• Presença de agentes de segurança no ponto de apoio nos horários de chegada dos pacientes.
• Instalação de câmeras de monitoramento para coibir ações criminosas.
• Melhor organização e disponibilização de transporte seguro para quem desembarca de madrugada.
• Orientação aos pacientes sobre os riscos de aceitar corridas fora de serviços regulamentados.
Os pacientes e acompanhantes, já fragilizados por tratamentos médicos, não podem continuar expostos a esses riscos. A população espera uma resposta das autoridades e ações concretas para resolver esse problema.
Atenciosamente,
Amigos da Casa TFD