Dentro das comemorações pelos 147 anos de Juazeiro, a cidade celebrou, nesta sexta-feira (18), a assinatura da ordem de serviço para a construção de 250 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), no bairro Itaberaba. O investimento é de R$ 38 milhões, com prazo de execução de 18 meses. A iniciativa garantirá moradia digna a centenas de famílias juazeirenses e reforça o compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento urbano.
O ato foi realizado na sede da Prefeitura de Juazeiro com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que destacou a importância da ação.“250 casas no bairro Itaberaba, aqui em Juazeiro, parceria com a Caixa Econômica, com o Minha Casa Minha Vida. Quero agradecer essa oportunidade, aniversário de 147 anos de Juazeiro, mais qualidade de vida e, dentre elas, casa, que é um lugar sagrado. Viva Juazeiro”, disse.
Também participaram do evento o prefeito Andrei Gonçalves e o vice-prefeito Tiano Félix, que celebraram a conquista ao lado da população.
“É um momento histórico para Juazeiro, um momento ímpar que está registrado nas fotos, na memória e no coração. Representa não apenas a construção de casas, mas de sonhos, de dignidade e de pertencimento para centenas de famílias juazeirenses”, afirmou o prefeito Andrei.
A solenidade contou ainda com a presença dos deputados federais Lídice da Mata, Josias Gomes, José Neto; dos deputados estaduais Roberto Carlos, Fabiola Mansur e Fabrício Dias Nunes da Silva; além de prefeitos de cidades da região Norte da Bahia. Representantes da Caixa Econômica Federal, vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias, assessores políticos, imprensa e o corregedor-geral do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Frank Maynard, também prestigiaram o momento, junto à equipe da construtora responsável pela obra.
A Prefeitura de Juazeiro inicia, em agosto de 2025, uma nova etapa de inscrições do Programa Minha Casa, Minha Vida. O objetivo é ampliar o acesso à moradia para famílias em situação de vulnerabilidade, por meio do Cadastro Geral de Habitação de Interesse Social, instituído pelo Decreto nº 263/2025.
“Essa é uma política pública fundamental para atender quem mais precisa. Estamos organizando um cadastro transparente, justo e acessível à população”, destacou o secretário de Ordem Pública e Habitação, Giovanne Silva. A gestão municipal reforça que as inscrições ainda não foram abertas e recomenda que a população acompanhe os canais oficiais: www.juazeiro.ba.gov.br e o perfil @prefeituradejuazeiro no Instagram. O cadastro poderá ser feito online ou presencialmente na sede da SOPH.