A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove o II Congresso Internacional de Saneamento Rural (II Sanea Brasil), que tem como tema “Mudanças Climáticas: O Novo Desafio do Saneamento Rural”.
O evento será realizado de 29 a 31 de outubro, no Centro de Convenções Nilo Coelho, e tem como objetivo discutir soluções integradas para o saneamento rural, com foco nas mudanças climáticas e nas novas demandas globais. As inscrições já estão abertas.
As inscrições, com taxas que variam entre R$40 a R$120, podem ser realizadas no site do evento até o dia 30 de outubro. Já o prazo para inscrição de submissão de trabalhos encerra-se no dia 1º de setembro. Serão aceitos os trabalhos que seguirem um dos 12 eixos temáticos presentes no site.
O II Sanea Brasil está alinhado a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo ações e debates que contribuem diretamente para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A programação do Congresso é composta por palestras, minicursos, painéis temáticos, apresentação de trabalhos orais, visitas técnicas e show musical. Além disso, a Univasf, em parceria com o Ministério das Cidades, realizará a Exposanea – Feira Internacional de Soluções para o Saneamento Rural. O espaço reunirá mais de 48 expositores, apresentando soluções para o saneamento, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Trabalhando em conjunto com profissionais de diferentes regiões do Brasil, como gestores de políticas públicas, fabricantes e fornecedores de tecnologias, prestadores de serviços especializados, e ainda, associações nacionais e internacionais, o evento fortalece o diálogo entre diferentes setores: público, privado, acadêmico e social.
Para a coordenadora de comunicação do evento, Milenna Alves, o II Sanea Brasil se consolida como um evento importante para a comunidade científica, oferecendo espaço para o compartilhamento de pesquisas, soluções e debates críticos sobre os desafios e avanços no setor de saneamento rural. “Este evento oferece um palco para a aplicação prática das pesquisas científicas, permitindo que soluções teóricas sejam levadas à prática”, enfatiza.