Na noite desta sexta-feira (25), mais um homicídio foi registrado na zona rural de Juazeiro, Bahia. O crime aconteceu na Avenida Jorge Khoury, na Vila Santa Inês, no distrito de Maniçoba.
A vítima, identificada popularmente como Pilão, foi atingida por diversos disparos de arma de fogo. Um vídeo que circula pelas redes sociais, mostra a vítima agonizando, e posteriomente cai próximo a uma mesa de sinuca. Quando o socorro chegou, a mesma não apresentava mais os sinais vitais.
O Brasil registrou em 2024 a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) desde 2012, com 20,8 casos por 100 mil habitantes, uma queda de 5,4%. Contudo, dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 revelam que a violência letal segue concentrada nas regiões Norte e Nordeste, com os estados do Amapá e da Bahia liderando o ranking dos mais violentos do país.
O terceiro lugar do ranking é do município de Juazeiro, também na Bahia, que viu o número de mortes violentas intencionais crescer 9,6% no último ano e chegar a 194 vítimas, taxa de 76,2 por 100 mil. Com pouco mais de 250 mil habitantes, Juazeiro fica a mais de 500km de distância da capital, e reflete a interiorização da violência que tomou o Estado, em grande medida pela expansão de grupos criminosos.
Fonte de informações: Grupo na Mira