A reunião ordinária dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ), realizada nesta terça-feira (19), mostrou mais uma vez a força da participação dos servidores ativos, aposentados e pensionistas nas decisões do Instituto. O encontro abriu espaço para debates sobre melhorias na transparência, novos instrumentos de aproximação com os segurados e definiu uma reunião extraordinária para tratar da construção do Código de Ética do IPJ.
A presidente do Conselho Deliberativo, Ianni Almeida, destacou o caráter democrático do processo e a relevância do engajamento dos servidores. “Nós nos reunimos mensalmente para debater aspectos fundamentais do Instituto, sempre pensando nas melhores práticas de gestão. Nosso maior desafio é aproximar cada vez mais os servidores do IPJ, para que entendam a finalidade e a importância dele para o presente e o futuro. Nesta reunião, inclusive, já agendamos uma extraordinária para iniciar a construção do Código de Ética, um instrumento que ainda não temos e que será essencial para fortalecer a atuação da instituição”, destacou.
O diretor-presidente do IPJ, Davi Stallone, também ressaltou que os conselhos são fundamentais para consolidar avanços e fortalecer a previdência municipal. “As decisões do IPJ são fruto de um diálogo permanente com os servidores e seus representantes. Além da construção do Código de Ética, estamos apresentando um plano de trabalho para conter o déficit atuarial e mobilizar os segurados em audiências públicas, fortalecendo a transparência e a credibilidade do Instituto”, enfatizou.
Entre as propostas discutidas estão a realização de um seminário para apresentar o papel do IPJ aos servidores, a criação de ferramentas digitais que facilitem o acesso a informações previdenciárias, como simulação de aposentadoria e contracheques, além de ações para qualificar a gestão e conquistar o selo Pró-Gestão nível 2. A próxima reunião extraordinária dos conselhos já está marcada e será dedicada à elaboração do Código de Ética, refletindo o empenho do IPJ com a ética, a responsabilidade e a participação coletiva.
__
Texto: Lucas Oliveira – Ascom/PMJ