JUAZEIRO

Juazeiro: A famigerada zona azul vai voltar?

Nenhum sistema público foi tão odiado pela população quanto o sistema zona azul em Juazeiro, Norte do estado.

A criação do Sistema Zona Azul em Juazeiro aconteceu em 2011, com a publicação da Lei Municipal nº 2.234, de 25 de outubro de 2011. Tendo a sua implantação das áreas começado na prática em julho de 2016, durante a gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho.

Durante os sete anos de funcionamento o sistema provocou muito debates, muito mais contrários ao sistema, do que a sua utilidade pública.

A principal critica dos juazeirenses era sobre aplicação dos recursos. A prefeitura licitou, em uma empresa administrava o sistema. O valor que arrecadava, quanto ficava com a prefeitura; quem era os donos ou beneficiários da empresa e quanto do valor arrecado era efetivamente aplicado em prol da melhoria da mobilidade urbana, eram as mais importantes questionamentos pela população. E que nunca foram respondidos pelas gestões.

No dia  14 de junho de 2023, a Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) resolveu suspender a cobrança do sistema zona azul em toda Juazeiro.

Desde então há várias controvérsias sobre o retorno do sistema. De um lado os comerciantes que se queixam da rotatividade do estacionamento para os clientes, do outro lado a população que ver com desconfiança o retorno do sistema sem transparência.

O ideal é sempre o debate com a população, principalmente abordando as vantagens que o sistema promove nos aspectos mais justos da mobilidade urbana.

Deixe uma resposta