A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES), em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU), dá início ao novo ciclo de pesagens obrigatórias para os beneficiários do Programa Bolsa Família. A ação é uma exigência do Governo Federal para a permanência das famílias no programa.
Durante o ciclo, mulheres de todas as idades e crianças do sexo masculino com até 7 anos e 3 meses devem ser pesadas, além de terem suas cadernetas de vacinação atualizadas. A ausência na pesagem pode acarretar a suspensão temporária do benefício, conforme diretrizes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A fim de facilitar o acesso ao serviço, a Prefeitura organizou um cronograma com pontos estratégicos para a realização das pesagens, sempre das 8h30 às 11h, em diferentes bairros da cidade.
Calendário e locais de pesagem:
- 15, 16 e 17 de setembro: Dom José Rodrigues
- 18 e 19 de setembro: São Geraldo
- 22 de setembro: Alagadiço
- 23 de setembro: Centro I
- 24 de setembro: Centro II
- 25 de setembro: Centro III – UBS Angari
- 26 de setembro: Via Jacaré
- 29 e 30 de setembro: Alto da Maravilha
Documentos necessários para a pesagem:
- RG ou Certidão de Nascimento
- CPF
- Cartão SUS
- Número do NIS
- Comprovante de residência
- Carteira de vacinação
- Cartão da gestante (para mulheres grávidas)
“As condicionalidades do Bolsa Família têm como objetivo promover o acesso das famílias à saúde e à educação. Com o apoio dos agentes comunitários e das nossas equipes das UBSs, esse processo se torna mais eficiente, garantindo que nenhum beneficiário perca o seu direito por falta de informação ou acesso,” destacou a superintendente de Atenção Primária à Saúde do município, Luana Albuquerque.
A Prefeitura de Juazeiro reforça o compromisso de garantir os direitos das famílias beneficiárias do Bolsa Família, assegurando um atendimento humanizado e próximo da população. A ação também fortalece a integração entre as políticas de saúde e assistência social no município.
Texto: Diana Silva/ Ascom PMJ