JUAZEIRO

Juazeiro Trade Tour: entenda o projeto da prefeitura que vai fortalecer o turismo regional

Entre quinta-feira (25) e sábado (27), Juazeiro viveu um fim de semana histórico para o turismo regional com a realização do ‘Juazeiro Trade Tour’.

O evento reuniu empresários locais e representantes de sete grandes operadoras de turismo do Nordeste, que vieram conhecer de perto os atrativos da região e estabelecer parcerias capazes de inserir o município no mapa nacional de viagens.

Entre as operadoras participantes estiveram a CVC Corp, maior grupo de viagens da América Latina — que engloba também o Grupo Trend e a Visual Turismo —, além da Foco Operadora (com atuação em cinco estados nordestinos), Maria Bonita Turismo (de Paulo Afonso), Itaparica Tour e Trilha dos Nativos (de Feira de Santana).

——— MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ———

A realização foi da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (ADEER), Sebrae, Agelider, ABIH e Sindhaj.

Turismo rural e produção agrícola

Na sexta-feira (26), os operadores conheceram a Special Fruit, uma das maiores exportadoras de frutas do Vale do São Francisco. Durante a visita técnica, acompanharam todas as etapas do processo produtivo, com direito a degustação de frutas locais.

“Receber esse público aqui é essencial. É a chance de mostrar a dimensão e a qualidade do nosso trabalho, reconhecido internacionalmente, e abrir caminho para o turismo ligado à agricultura irrigada”, destacou a engenheira agrônoma da fazenda.

Rodada de Negócios: o coração do evento

Um dos pontos altos do evento foi a Rodada de Negócios, realizada na tarde de sexta-feira. Cerca de 30 empresários locais, de ramos como restaurantes, hotelaria e turismo rural, se inscreveram e puderam conversar com os operadores convidados, apresentando produtos e serviços que poderão compor pacotes turísticos e atrair novos investimentos.

Entre eles, o produtor rural Valdemiro Rodrigues, proprietário da Agropecuária Santa Isabel, apresentou seu receptivo turístico voltado para o turismo rural, com foco em visitas guiadas aos parreirais de uva e plantações de manga.

“Estamos nessa atividade há 15 anos. Começamos atendendo estudantes e hoje recebemos turistas de praticamente todos os estados do Brasil; só faltam Acre e Amapá. Nosso objetivo é expandir parcerias e mostrar que Juazeiro é um destino de enoturismo com grande potencial ainda a ser explorado”, comentou Wanderley.

Incentivo ao enoturismo

Já no sábado (27), os operadores participaram do Roteiro Enoturístico “Vapor do Vinho”, que incluiu navegação pelo rio, almoço a bordo, parada para banho em uma ilha e visita à Vinícola Miolo, com degustação de vinhos, brandy e espumante, além de conhecer os processos de fabricação das bebidas.

Mileny Mattozo, da Foco Operadora, veio de Recife-PE, e prometeu: “confesso que é surpreendente a alegria, a energia e todo o visual que o cliente desfruta aqui. Podem aguardar novidades com pacotes incríveis para esse destino ainda muito pouco explorado!”.

Resultados concretos e expectativas para o futuro

Ao final do encontro, as operadoras confirmaram o interesse em incluir Juazeiro em seus catálogos.  Zara Bastos, especialista de produtos da Bahia na CVC Corp, avaliou: “A experiência em Juazeiro nos surpreendeu pelos seus atrativos turísticos e pela infraestrutura. Vamos levar a cidade para os nossos catálogos e ajudar a consolidar o destino, reforçando a potência da Bahia enquanto pólo turístico. Contem conosco”.

Segundo dados do Sindhaj, a cidade recebe cerca de 110 mil visitantes por ano, a maioria motivada por negócios. O secretário Targino Gondim destacou que o evento busca ampliar o turismo de lazer em Juazeiro.  “Agora, queremos atrair turistas interessados em cultura, gastronomia e lazer. Eventos como este abrem novas oportunidades e dão visibilidade à cidade”, afirmou.

 

Layla Shasta – Ascom PMJ

Deixe uma resposta