Na manhã desta quinta-feira (30), o Distrito de Rajada, em Petrolina, foi palco de uma importante reunião voltada à valorização da Agricultura Familiar. O encontro contou com a presença de Bruno Carvalho, de Maria Perreiras e de Luis Saporta, representantes do BNDES. Representando a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Liana Gemunder, coordenadora de projetos.
Durante a reunião, a presidente da Coampre, Elismar Barbosa e a diretora-financeira Eliete Ferreira, apresentaram o projeto da cooperativa, contando com a presença e o apoio da presidente do Sintraf-Petrolina, Isália Damacena, que reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento das famílias agricultoras.
“Essa articulação é fundamental para que as cooperativas e associações possam se inserir em projetos que realmente impactem a vida do agricultor familiar. É um passo importante para garantir mais oportunidades de comercialização e valorização da nossa produção local”, destacou Isália Damacena, presidente do Sintraf-Petrolina.
A comitiva esteve em Petrolina com o objetivo de conhecer de perto a realidade da região e identificar as necessidades das cooperativas e associações que poderão participar da iniciativa, que conta com o respaldo da Fundação Araripe.
Também participaram do encontro Francisco Campelo, diretor técnico da Fundação Araripe, os técnicos Josué e Daniele, além de representantes da Capricon, como Cândido Roberto, que apresentou projetos voltados à caprinocultura.
A proposta é fortalecer as cadeias produtivas da agricultura familiar e ampliar as possibilidades de comercialização dos produtos por meio de programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
Mônia Ramos – Jornalista
Ascom Sintraf-Petrolina



