A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SEMEDE), acompanhou nesta terça-feira (11) a entrada em pauta, na Câmara de Vereadores, do Projeto de Lei que dispõe sobre o Tombamento e a Proteção de Árvores Bicentenárias de relevância histórica, cultural, ambiental e ancestral localizadas na Comunidade Quilombola de Tijuaçu.
A iniciativa nasceu do Projeto de Educação Ambiental desenvolvido na Escola Municipal Quilombola Professora Anísia Maria Rodrigues, durante a Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela SEMEDE em junho deste ano. O projeto propõe o tombamento de duas árvores da espécie Ceiba Glaziovii (popularmente conhecidas como “Barrigudas”), reconhecendo sua importância ambiental e simbólica para o povo quilombola de Tijuaçu.
A sessão foi marcada pela presença dos alunos da escola, da diretora Eliete Rodrigues, da secretária municipal de Educação, Eline Sobreira, e da diretora de Educação Ambiental, Geisa Luiza.
A secretária Eline Sobreira destacou a relevância pedagógica e cultural da proposta. “A educação ambiental e patrimonial deve estar presente na identidade de cada escola. Trabalhar o resgate histórico e a valorização da comunidade de Tijuaçu fortalece o sentimento de pertencimento e o compromisso com o meio ambiente e a memória do nosso povo”.
Os estudantes também se manifestaram com orgulho pela iniciativa. “Vim aqui hoje acompanhar de perto essa aprovação que é tão importante para a comunidade de Tijuaçu. Parabéns aos vereadores pela valorização do nosso território”, completou Gabriel.
O projeto
Foi bem recebido pelos vereadores e representa um marco de preservação ambiental e reconhecimento histórico, evidenciando o protagonismo dos alunos da rede municipal na construção de políticas públicas que valorizam o meio ambiente e a ancestralidade quilombola.
Texto: Ascom PMSB



