A Prefeitura de Sento Sé entregou, nesta sexta-feira (14), duas importantes obras que reforçam o cuidado da gestão com as comunidades do interior: a requalificação da Passagem Molhada (Sangradouro) na comunidade de Lagoa do Mari e a requalificação e ampliação da Escola Municipal Sala Avançada São Lázaro, no povoado de Lages.
A entrega da nova estrutura da passagem molhada representa um marco para Lagoa do Mari. Morador da comunidade, José Valdir destacou a importância da obra para a segurança e o cotidiano das famílias. “A gente fica muito grato com a gestão e toda a equipe, porque era algo que pedíamos há muito tempo. Hoje está uma maravilha. É uma grande satisfação para toda Lagoa do Mari e povoados vizinhos.”
Já em Lages, a emoção tomou conta da comunidade com a entrega da nova Escola Municipal Sala Avançada São Lázaro, que foi praticamente reconstruída. Ao lado da ex-prefeita Ana Passos e do líder político Juvenilson Passos, a prefeita Giselda Carvalho ressaltou o valor simbólico e humano do momento. “Entregar essa escola tem um significado enorme para mim enquanto educadora. É o compromisso da gestão com o interior, é a realização de um sonho que começou com Ana, ouvindo essa comunidade e planejando juntos. Hoje vemos esse sonho realizado. Isso reflete nosso carinho, respeito e compromisso com as pessoas, com as crianças e com o futuro. A educação de Sento Sé continua avançando. Em breve teremos mais escolas, UBS e muitas outras entregas para toda nossa gente.”
Morador de Lages há mais de 40 anos, João Antônio de Barros festejou o avanço que a nova escola representa para sua família e para o povoado. “Essa escola nova vale muita coisa pra mim. É o futuro dos meus filhos e meus netos. Hoje temos uma das melhores escolas do município. Estou muito feliz em ver essa estrutura, ver esse povo todo aqui celebrando. O sentimento é só de alegria e gratidão. O futuro não pode parar.”
As obras
Ambas foram realizadas com recursos próprios. A passagem molhada foi totalmente requalificada, recebeu restruturação da base, piso concretado e pintura.
A Sala Avançada São Lázaro foi completamente reconstruída, ampliada e conta agora com pátio; secretaria; banheiros (masculino e feminino, ambos acessíveis); cozinha; 1 sala de aula e área de serviço. Entre as melhorias e novos itens incorporados à estrutura, destacam-se: Instalação de janelas de vidro em todos os ambientes; portas de madeira de qualidade; banheiros acessíveis, seguindo normas de acessibilidade; revestimento cerâmico nas paredes internas e externas; nova estrutura de cobertura, com substituição completa por telhas e trama de aço e madeira ; forro de gesso em todas as salas; instalações elétricas e hidrossanitárias completamente novas; implantação de um playground, oferecendo um espaço de recreação e desenvolvimento para as crianças.
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE




