JUAZEIRO

Aciaj Juazeiro participa de reunião histórica do Conselho Deliberativo do Sebrae realizada pela primeira vez no município

A Diretoria Executiva da Aciaj Juazeiro, representada pelo presidente George Falcão e pelos diretores Murilo Matos, Paulo Fernandes e Josival Barbosa, marcou presença na reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, realizada pela primeira vez em Juazeiro, na manhã desta quarta-feira (18), na unidade regional do Sebrae.

O auditório esteve lotado, reunindo representantes do setor produtivo, autoridades e lideranças de entidades da cadeia econômica do terceiro maior centro de comercialização da Bahia. O encontro teve como objetivo deliberar e encaminhar ações voltadas ao desenvolvimento territorial, fortalecendo políticas públicas e estratégias para o crescimento regional.

Entre os presentes estavam representantes de importantes instituições: Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia; Humberto Miranda de Oliveira (Presidente – FAEB); Guilherme de Castro Moura; Raul Costa de Menezes; Kelsor Gonçalves Fernandes (Fecomércio); Nelson Antonio Daiha Filho; Pedro Luiz Failla; Cloves Lopes Cedraz (FACEB); Paulo Sérgio; Costa Pinto Cavalcanti; Sinvaldo Vieira dos Santos (Banco do Brasil); Daniel Caldeira Barbosa; Pedro José de Lima Neto (Banco do Nordeste); Marilda Cristina Souza Galindo; Samio Cássio de Carvalho Melo (Caixa Econômica Federal); Eduardo Luiz Murta de Oliveira Miranda;
Edison Virginio Nogueira Correia (IEL); Josair Santos Bastos; Penildon Silva Filho (UFBA); André Luis Nascimento dos Santos; Murilo de Aquino Terra (Sebrae Nacional); Rafael Fernandes de Magalhães; Ângelo Mário Cerqueira de Almeida (SDE); Aécio Moreira do Nascimento; Danilo César de Luna Alves Campelo (Sudene); Bruno Valença Guedes; o Diretor-Presidente do Sebrae, Jorge Koury; Superintendente da Codevasf Nino Rangel e Carlos Cointeiro, diretor do Sebrae Juazeiro. Além do prefeito de Juazeiro Andrei Gonçalves.

Durante o encontro, foram debatidas questões essenciais para o desenvolvimento econômico e social de Juazeiro. Entre os principais pontos levantados, destacou-se a necessidade de desburocratizar o acesso a financiamentos, já que a exigência excessiva de documentos tem dificultado o crescimento de micro e pequenos empresários.

Outros temas abordados incluíram:
• investimentos na estruturação de produtos locais,
• fortalecimento e organização da oferta turística,
• programas de competitividade e atração de investimentos,
• ampliação do acesso aos programas do Sebrae disponíveis em nível nacional,
• apoio técnico ao agricultor,
• e a proposta de criação de um novo centro comercial para o município.

Ao final da reunião, o prefeito Andrei Gonçalves apresentou o Programa Juazeiro Avança – ProJuá, voltado à aceleração do desenvolvimento econômico local com obras e ações para suprir a carência de infraestrutura no município com três eixos: gestão democrática, transparência e políticas públicas.

Durante sua fala, o presidente da Aciaj, George Falcão, reforçou a urgência de medidas efetivas para impulsionar a economia do município.

“Juazeiro é um diamante bruto e precisa buscar mecanismos que incentivem o pequeno e o médio comerciante, além do produtor rural, com a desburocratização do acesso aos créditos bancários. Este é um momento ímpar para levantar demandas e oxigenar a economia local. Solicitamos o apoio das entidades e do Conselho para fortalecer iniciativas como a Fenevasf , bem como outras feiras que impulsionam o desenvolvimento da região”, destacou Falcão.

Mônia Ramos – Jornalista
Ascom Aciaj Juazeiro

Deixe uma resposta