POLÍCIA

Juazeiro: Ex-vereador Dalmir Pedra foi alvo da operação “Litíase” da Polícia Federal

O ex-vereador e médico Dalmir Pedra, recebeu nas primeiras horas da manhã, de quarta-feira (28) a visita de policiais federais e da Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo era recolher documentos e outros materiais que possam fortalecer as provas da denuncia de desvios de recursos públicos na área da saúde.

Dalmir Pedra é dono do Hospital São Lucas, que manteve convénios com a prefeitura de Juazeiro.

A Operação da PF foi batizada de Litíase, que significa “formação de pedras/cálculos nos canais excretores das glândulas (vias biliares, urinárias, salivares etc.)” e investiga fraudes em licitações do município.

Conforme publicamos [ Juazeiro: Operação da polícia federal investiga as gestões de Paulo Bonfim e de Suzana Ramos ] A operação investiga um desvio milionário de recursos públicos do SUS que teria começado na gestão do ex-prefeito Paulo Bonfim (PT), durante a pandemia da Covid-19 e se estendido até o ano de 2023, na gestão da ex-prefeita Suzana Ramos (PSDB).

De acordo com as investigações, o esquema teria envolvido a locação de um imóvel contratado no período da pandemia, sem justificativa técnica clara sobre quais atendimentos ou internações seriam realizados no local. Ainda segundo a apuração, a locação seguiu ativa até 2023 e o endereço do imóvel coincidia com a sede da instituição contratada para prestar os serviços de saúde, levantando suspeitas de direcionamento.

Também foram identificados indícios de irregularidades em procedimentos licitatórios e pagamentos feitos sem a devida comprovação da execução dos serviços. Entre as inconsistências estão a ausência de registros sobre quais atendimentos ou exames foram realizados e em que quantidade.

As contratações investigadas resultaram em pagamentos superiores a R$ 13 milhões, sendo aproximadamente R$ 7 milhões provenientes de recursos federais do SUS. A investigação segue em andamento e busca identificar todos os possíveis envolvidos, inclusive outros que ainda não tenham sido formalmente apontados.

Deixe uma resposta