EDUCAÇÃO

Professora denuncia supostas irregularidades em convocações da Seduc

Uma professora da educação infantil de Juazeiro (BA) denunciou supostas irregularidades no processo de convocação de profissionais da rede municipal de ensino. Ela afirma que a situação tem causado insegurança e prejuízos a professores que seguiram as orientações da própria Secretaria de Educação (Seduc).

Segundo o relato, a professora se afastou das atividades em setembro de 2025 com o objetivo de garantir sua vaga no início do ano letivo de 2026. No entanto, de acordo com ela, a Seduc interrompeu as convocações no dia 29 de outubro de 2025, retomando apenas agora, entre janeiro e fevereiro deste ano. “Estão colocando na programação de gestores professores que entregaram documentos no ano passado, mas que não puderam assumir. E a gente, que pediu afastamento para garantir a vaga, vai ficar desempregado?”, questionou.

Ainda conforme a professora, havia uma orientação de que os profissionais que entregassem a documentação, mas não pudessem assumir as vagas naquele momento, seriam realocados para o final da fila. Ela também levanta suspeitas de interferência política no processo. “Estão colocando professores por indicação de vereadores, enquanto quem seguiu as regras está sendo prejudicado. O correto seria zerar essa convocação e depois chamar novamente aqueles que entregaram documentos em 2025”, reforçou.

A professora cobra uma resposta oficial da Seduc e pede que a lista de convocação seja retomada exatamente do ponto em que foi interrompida. “Isso é injusto. Queremos apenas que a lista continue de onde parou”, conclui. A Redação encaminhou a demanda à Prefeitura de Juazeiro e à Secretaria Municipal de Educação e aguarda um posicionamento oficial sobre a situação.

Deixe uma resposta