POLÍTICA

‘Fator STF’ aumenta resistência do Centrão a aliança com Flávio Bolsonaro

As negociações para uma possível aliança entre o Centrão e a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência enfrentam resistência de dirigentes do União Brasil, PP e Republicanos. A articulação para que a senadora Tereza Cristina (PP-MS) seja vice na chapa também está travada, já que ela condiciona sua participação ao apoio formal do PP à candidatura. A reportagem é do jornal O Globo.

Segundo relatos de aliados de Flávio ouvidos pela coluna, o principal motivo da cautela nos bastidores seria o receio de uma eventual reação do Supremo Tribunal Federal (STF). Dirigentes partidários teriam relatado conversas com ministros da Corte e mencionado supostas “pressões” e “recomendações” para evitar uma aliança formal com o candidato bolsonarista. As legendas também estariam preocupadas com investigações que atingem seus integrantes e poderiam, segundo esses relatos, ganhar novos desdobramentos durante a campanha.

Flávio é investigado no caso envolvendo o financiamento do filme Dark Horse, enquanto aliados temem que outras investigações em curso no STF possam gerar impactos políticos durante a eleição. Para setores mais críticos do entorno do candidato, a dificuldade de atrair partidos do Centrão seria um sinal de fragilidade da candidatura. A entrada de Tereza Cristina como vice poderia ajudar a reduzir a resistência, mas, até o momento, a adesão do PP à chapa continua incerta.

Deixe uma resposta