Um jovem de Juazeiro (BA) denuncia a subnotificação dos casos de coronavírus registrados no município. O microempreendedor Wesley da Silva Costa, 26 anos, testou positivo para a doença no último dia (31/05) por meio de um teste de farmácia. Ele havia sentido alguns sintomas da doença 25 dias antes de fazer o procedimento e diz que o tio de sua namorada, que é proprietário de uma farmácia na cidade, ofereceu o teste de forma despretensiosa.
Após o resultado positivo, Wesley conta que o estabelecimento fez a notificação junto a Secretaria de Saúde, e que no dia seguinte (1º de Junho) a Sesau entrou em contato. O microempreendedor diz que a equipe de saúde prescreveu uma receita, recomendou o isolamento domiciliar por sete dias e orientou que após este período ele fosse até a Unidade Básica de Saúde (UBS), para dar continuidade ao procedimento.
Wesley afirma que na data certa se deslocou até a UBS do Alto da Aliança e que lá o médico disse que não sabia o que fazer. O microempreendedor chegou a fazer ligações para a Sesau para saber sobre os próximos passos, entretanto lamenta não ter conseguido respostas.
O jovem diz que até este domingo (14), ninguém da Secretaria de Saúde entrou em contato. Ele denúncia a situação e aproveita para chamar atenção sobre a atualização dos números feito pela Sesau a respeito da quantidade de pessoas infectadas pela Covid-19 nos bairros de Juazeiro (BA). Wesley afirma que na recente atualização não aparece os novos pacientes infectados pela doença. Ele salienta que essa informação é baseada no seu próprio diagnóstico e de sua família, que também contraiu o vírus, mas nenhum dos casos constam no boletim epidemiológico.
“Eles não têm o controle nenhum do tanto de casos que estão acontecendo em Juazeiro. Tem muito caso escondido aí. Não é só esse pouquinho que aparece não”, disparou.
Wesley compara Juazeiro com o município vizinho e faz suas considerações sobre a eficiência da cidade pernambucana . “Petrolina está de parabéns! Uma prima minha ligou para a Secretaria de Saúde e em dois dias a equipe foi lá e fez o teste nela e nos filhos”, finalizou.
Fonte: Edenevaldo Alves
O único problema de Juazeiro é que parece que tá tudo comprado ministério público e todos órgão que podia fiscalizar
Tem q tomar providência com covd-19 em Juazeiro e esqueceram dos distrito de Juazeiro chega gente direto em abóbora de são Paulo ,nem vereador e Prefeito toma uma posição ,agora q eleicao todos vão visitar os distritos façam o favor de não ir na minha casa. A saúde de Juazeiro e um lixo o bom e q covd-19 não escolhe classe.